Aplicativo facilita consultas sobre operadoras de planos de saúde
14 de novembro de 2015
Você já comeu inseto? Nem tanajura na gordura?
14 de novembro de 2015
Exibir tudo

Tecnologia é a solução para o campo

Tecnologia facilita a vida do produtor de milho em Sergipe

“A solução está na tecnologia”. Quem pensa assim é chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Costa Macedo. Segundo ele, apesar dos problemas enfrentados no campo, o crescimento na agropecuária cresceu 7%, em 2013, enquanto que a indústria cresceu apenas 1,3% e os serviços  2%.

Manoel Moacir destacou as contribuições de pesquisa agropecuária da Embrapa Tabuleiros Costeiros, no Nordeste, tais como agroecologia, alimentos biofortificados, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), zoneamento agroclimático, inteligência territorial estratégica, Fixação biológica do oxigênio (FBN), adubação verde, convivência com a seca, controle biológico, aquicultura, intensificação ecológica, subistituição de monocultivos, melhoramento preventivo, banco genético e biodiversidade.

De acordo com Manoel Moacir, mais de 500 tecnologias (produtos e serviços) são disponibilizadas pela Embrapa envolvendo o uso sustentável de agrotóxicos e práticas ecológicas e orgânicas. Dentre elas citou o Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha da Embrapa), o manejo integrado de pragas (MIP) com controle biológico e redução significativa de agrotóxico, equipamentos de aplicação mais seguro para o trabalhador (bicos de pulverização), e softwares de fertilização.

Migração

Do outro lado, ele abordou também a migração de trabalhadores do campo para a cidade, como um dos principais problemas na área. Entre 1991 e 2010, caiu de 74% para 58% a participação da família no campo além de 15% dos casais não terem filho, escasseando os sucessores em todas as regiões rurais no país. Somando a isso, os jovens estão deixando os campos e há um rápido processo de envelhecimento e de masculinização da população, especialmente no Nordeste rural.

“No entanto, comparando 2006 com 1996, os dados mostram que enquanto o trabalho no campo diminuiu neste período de 31,3% para 22,3% devido a evasão de mão de obra do campo para a cidade, a tecnologia aumentou de 50,6% à 68,1%”, frisou o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Por fim, Manoel Moacir afirmou que, apesar das dificuldades de mão de obra, a safra de grão saltou de 45 milhões de toneladas, em 1975, para 200 milhões, em 2014. O saldo da balança agrícola também mostram números expressivos. Eram de US$ 7 bilhões em 1990 e em 2013, foi de US$ 83 bilhões. Além disso, o custo real da cesta básica caiu pela metade desde 1975. “Grande parte devido à tecnologia”, ressaltou.

Fonte: Embrapa (crédito/agencia.se.gov.br)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *