Novo goleiro do Confiança desembarcou hoje em Aracaju
31 de julho de 2015
Mundinho é transferido para hospital
31 de julho de 2015
Exibir tudo

Clandestinos rasgam pneus de 45 ônibus em Aracaju

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) contesta o ato de vandalismo dos taxistas clandestinos que, na madrugada desta sexta-feira (31) tirou de circulação, até o momento, 45 ônibus da frota do transporte coletivo, afetando os mais de 230 mil passageiros que utilizam diariamente o serviço. Os manifestantes pararam os ônibus, obrigaram os passageiros a descer e secaram os pneus dos veículos.

Para o Setransp, esse ataque ao patrimônio público, daqueles que estão à margem da lei, é um desserviço de maior dano à população, que está tendo seu direito de ir e vir ferido. A Polícia Militar já avisou que estará iniciando um processo de apreensão de todos aqueles que estiverem agindo com vandalismo contra o transporte público. E As empresas de ônibus estão atuando de imediato nos reparos destes veículos para que o tráfego do transporte coletivo possa volta para regularidade.

Desde o começo da semana, taxistas clandestinos tentam impedir que a Câmara Municipal de Aracaju vote um Projeto de Lei que aumenta os valores das multas cobradas a quem transporta passageiros sem a devida autorização da Prefeitura. Os coordenadores do movimento contrário ao projeto não se responsabilizam pelos atos de vandalismo praticados hoje contra os ônibus. Dizem que perderam o controle da situação.

Nota da SMTT

Veja, a seguir, Nota Oficial da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT):

“Devido aos últimos acontecimentos envolvendo motoristas que fazem transporte irregular de passageiros e a depredação de ônibus do transporte público de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, vem por meio da sua Assessoria de Comunicação, ratificar que continuará fazendo a fiscalização e o combate do transporte irregular.

Tal fiscalização e combate dá-se em cumprimento à Lei Municipal Nº 2.864, de 10 de Novembro de 2000, que “dispõe sobre a proibição do transporte alternativo e/ou clandestino de passageiros coletivo ou individual no município de Aracaju”. Desde o mês de junho, mais de 80 veículos que faziam transporte irregular foram apreendidos pela SMTT, sendo que de ontem, 30, até hoje, 31, mais 22 foram retirados de circulação.

A SMTT repudia atos como os que aconteceram hoje pela manhã, em que cerca de 20 ônibus tiveram os pneus esvaziados por manifestantes, fazendo com que inúmeros passageiros descessem dos veículos e atrasassem seus horários de trabalho e/ou escolares, além de impedirem o serviço de baldeação dos terminais de integração do Centro, Mercado, no bairro Santa Maria e conjunto Augusto Franco, tumultuando as áreas de embarque e desembarque.

Em tempo, a SMTT agradece a parceria da Guarda Municipal de Aracaju e à Polícia Militar do Estado de Sergipe para o restabelecimento da ordem nos terminais e a retomada das atividades do transporte público de Aracaju.”.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *