Aracaju inicia hoje a vacinação antirrábica domiciliar
11 de dezembro de 2023
Hoje é dia de posse no Tribunal de Contas de Sergipe
11 de dezembro de 2023
Exibir tudo

SSP já começou a emitir a nova carteira de identidade

O agendamento para tirar a carteira de identidade pode ser feito pelo link no site da SSP

 O Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), ligado à Secretaria da Segurança Pública de Sergipe, iniciou, nessa segunda-feira (11), o atendimento ao público interessado em tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os agendamentos ocorrerão todas as sextas-feiras. O serviço estava suspenso para a adaptação de estrutura, atualização de sistemas e treinamento dos servidores.

A diretora em exercício do IIWSG, Marília Ota, informou que foi justamente para a adequação dos sistemas para emissão da CIN que houve a suspensão dos atendimentos. “Mais precisamente para darmos andamento ao que já tínhamos no sistema antigo, bem como para realizarmos a migração da base de dados, instalar softwares e treinar os servidores. São muitas questões técnicas relacionadas à Receita Federal e ao Ministério da Justiça”, detalhou.

Após essas etapas e diante da nova prorrogação do Governo Federal – para 11 de janeiro de 2024 -, o IIWSG optou pelo atendimento de forma controlada na sede do Instituto de Identificação. “Realizar os testes de validações nos processos de atendimento para depois fazer a emissão e só então, de maneira organizada, abrir o atendimento ao público no dia 11 de dezembro”, complementou Marília Ota.

Marília Ota ressaltou que a transição entre o modelo anterior da carteira de identidade e a CIN é nacional. “Sabemos que a transição sempre é um processo difícil, pois existem várias questões complexas a serem resolvidas. O estado se comprometeu, e estamos conseguindo fazer aos poucos. Apesar de termos novamente uma prorrogação de prazo, seguimos com o cronograma”, salientou.

CPF é o diferencial da CIN

Dentre as principais mudanças da nova carteira de identidade, a CIN estabelece o CPF como o único número de identificação do cidadão. “A grande diferença dessa nova carteira é que, além da certidão legível e sem rasuras, temos agora um vínculo com o CPF, que vai ser o único número de registro geral (RG). O número de RG deixa de existir e vai ser de controle interno do Instituto de Identificação”, explicou a diretora em exercício do IIWSG.

Agendamento

O agendamento segue conforme alinhamento já disponibilizado em Sergipe. “O agendamento vai ser aberto todas as sextas-feiras, às 17h, até o preenchimento das vagas. Disponibilizaremos o link no site da SSP, com um processo bem mais simples. O cidadão preenche os dados obrigatórios e aparecerá o local de atendimento”, informou Marília Ota.

Fonte e foto: SSP-SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *