Política na folia
29 de janeiro de 2016
Sergipe pode ter mais do que os 788 vereadores atuais
29 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Sergipe terá uma nova unidade de conservação ambiental

Áreas de manguezais também serão protegidas pela nova reserva ambiental

Mais um passo é dado para a ampliação das áreas de proteção ambiental em Sergipe.  O processo para criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Foz do Vaza-Barris, que contemplará trechos de Mata Atlântica dos municípios de Aracaju, Itaporanga D’ajuda e São Cristóvão, foi iniciado. No momento, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, realiza a primeira etapa, que é a de consultoria para execução da mobilização e instrução das comunidades do entorno.

O contrato foi assinado no mês de janeiro e prevê a execução de quatro momentos, que incluem a mobilização das comunidades envolvidas, a realização de oficinas de orientação e a mobilização final para audiência pública para, a partir de então, ser elaborado o decreto de criação da unidade de conservação ambiental.

Comunidade orientada

“Todas as comunidades envolvidas serão orientadas sobre a relação que deve haver entre eles e a unidade de conservação. Devem entender a importância da preservação daquela área e compreender que ainda assim podem desenvolver atividades econômicas, desde que estejam associadas ao manejo sustentável da terra”, explica o engenheiro florestal da Semarh, Elísio Marinho.

Ao todo estão envolvidos 20 povoados: Apicum, Rita Cacête, Arame I e Arame II, Tinharé, Brasilinha, Colônia Miranda, Carmo, Lauro Rocha, Caípe Velho, Ilha Grande, Pedreiras, Coqueiro, Costa, Água Boa, Ilha Mém de Sá e Nova Descoberta, Povoado Paruí, Várzea Grande e Areia Branca. “O processo de mobilização iniciará em fevereiro”, conta o superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Carlos Mateus.

“A criação  de unidades de conservação ambiental é uma das principais propostas do país para a diminuição dos efeitos negativos do homem no ecossistema, já que são espaços legalmente instituídos pelo poder público com objetivo de conservação e preservação”, avalia o secretário da pasta, Olivier Chagas.

O Vaza-Barris

O Rio Vaza-Barris nasce na Bahia e possui 3.300km² de extensão. O rio também banha Sergipe ao longo de 152km² e desemboca no Mosqueiro. A bacia Hidrográfica do Vaza-Barris possui área total de 17.000km². Desse total, 2.559km² estão em Sergipe.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *