Embrapa desenvolve abatedouro para suínos
29 de janeiro de 2016
Sergipe terá uma nova unidade de conservação ambiental
29 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Política na folia

Travestidos de foliões, os políticos vão aproveitar o Carnaval que se avizinha para as conversas de bastidores, enquanto medem a popularidade junto aos brincantes. Muitos deles já estarão hoje à noite, na prévia do Carro Quebrado, em Aracaju. Durante a fuzarca, alguns, inclusive, pedem aos músicos que os citem entre uma marchinha e outra. A folia momesca funcionará como um bom termômetro para as eleições municipais deste ano. Na capital, devem se destacar os blocos políticos liderados pelo prefeito e candidato a reeleição João Alves Filho (DEM) e pelos prefeituráveis Valadares Filho (PSB), Edvaldo Nogueira (PCdoB), Zezinho Sobral (PMDB) e Eduardo Amorim (PSC). Antenada, a imprensa acompanhará tudo, na tentativa de anotar as conversas mais apimentadas dos bastidores.

Mato sem cachorro

E o governador Jackson Barreto (PMDB) parece meio atordoado com a briga entre o secretário da Segurança, Mendonça Prado, e o comandante da Polícia Militar, Maurício Iunes. Entrevistado pela jornalista Aldaci de Souza, JB não escondeu o embaraço: “Eu nem sei se é crise, se é divergência. É um pouco de, sei lá! Não consigo delimitar essas coisas”. Mesmo tonto com a confusão dos auxiliares, o governador prometeu uma definição antes do Carnaval. Até lá, o povo continua no mato sem cachorro. E sem segurança também!

Pelos ares

Enquanto Mendonça Prado (SSP) e Maurício Iunes (PM) se dão ao luxo de discutir veleidades – como diz Jackson -, assaltantes fortemente armados dinamitaram a agência do Banese, em Poço Redondo. Não precisaram gastar munição durante a fuga, pois a Polícia só apareceu no local da explosão quase uma hora depois. Uma Lástima!

Cabo eleitoral

O mosquito Aedes aegypti tem sido um bom cabo eleitoral para o secretário da saúde, o prefeiturável Zezinho Sobral (PMDB). Com o fito de orientar o povo sobre o perigo da dengue, zika e chikungunya, o moço tem feito palestras na periferia de Aracaju. No último colóquio com o eleitorado, ocorrido no bairro Nova Liberdade, Zezinho estava acompanhado pelo presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), o ex-vereador Carlinhos do Santos Dumont e vários líderes comunitários. Como é sabido, todos estes entendem muito mais de política do que de Aedes aegypti.

Mentirão

A Prefeitura de Aracaju realiza, neste sábado, mais uma edição do programa Prefeitura nos Bairros. Será a partir das 7h, no Conjunto Bugio e prevê capinação de ruas e praças, coleta de lixo, campanha contra o mosquito Aedes aegypti, além de exames de glicemia e pressão arterial. Na verdade, essa é mais uma ação de cunho político, visando melhorar a desgastada imagem do prefeito João Alves Filho (DEM). A iniciativa também escancara a fragilidade da administração municipal, pois se a prefeitura oferecesse os serviços regularmente, não haveria necessidade destes mentirões. Dizer o contrário é tentar iludir a população.

E o arame?

Como perguntar não ofende, quando é mesmo que o governo estadual anunciará o calendário de pagamento dos salários deste mês? Será que o atraso vai ser de longos 11 dias, como tem ocorrido, ou a galera terá de esperar mais um pouco pra botar a mão na grana?

Imperdoável

“Não perdoo torturadores. Achei um erro a Lei de Anistia ter perdoado esses animais bárbaros, selvagens”. A afirmação é do ex-preso político Bosco Rollemberg (PCdoB), que foi ouvido ontem pela Comissão Estadual da Verdade. O comunista contou ao Jornal da Cidade que ao ser preso, durante a ditadura militar, sentiu-se no inferno: “Eles me encapuzaram, algemaram, colocaram uns óculos de borracha, me deram murros, pontapés, choques elétricos nas orelhas, na língua, no pênis e nas nádegas, além da tortura psicológica”. Cruz credo!

IPTU menor

O prefeiturável Valadares Filho (PSB) está prometendo incluir em seu plano de governo para Aracaju a revisão dos elevados valores do IPTU. Este ano, o tributo foi reajustado em mais de 100%. Vavá Júnior considera o aumento abusivo, “fora da realidade atual do Brasil. Vamos propor valores justos e que estejam de acordo com o orçamento dos contribuintes”. Então, tá!

Contra golpe

E o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), está querendo melar a ideia do deputado estadual padre Inaldo (PCdoB) de levar para aquele município o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). O parlamentar propôs ao governador Jackson Barreto (PMDB) implantar a unidade no Shopping Prêmio. Agora, Fábio está sugerindo que o Ceac seja instalado no antigo mercado municipal, localizado no conjunto residencial João Alves. Promete, inclusive, restaurar o prédio e repassá-lo para o governo sem custo.

Braços cruzados

Os servidores da administração direta do Estado decidiram cruzar os braços a partir do próximo dia 4. A greve visa pressionar o governo a implantar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Outro motivo da paralisação é o parcelamento do 13º salário em seis meses. O movimento paredista deve afastar das repartições públicas cerca de oito mil servidores.

Caretas nas ruas

Ribeirópolis promove, amanhã e domingos, a tradicional Festa de Reis. A celebração, que acontece sempre uma semana antes do Carnaval, tem em sua programação um folguedo diferente: a Festa das Caretas. Nesta brincadeira, a população sai pelas ruas, logo ao raiar do dia, usando máscaras. Uma banda de pífano acompanha o cortejo, fazendo a alegria dos foliões. Muitos levam tintas para pintar os participantes, deixando a festa ainda mais colorida e animada. Prestigie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *