São José do Pinheiro produz mais energia elétrica
22 de julho de 2015
Prefeitura de Aracaju moderniza feiras livres dos bairros
22 de julho de 2015
Exibir tudo

Sergipe terá equipamentos para prever o tempo

O Centro Meteorológico de Sergipe poderá realizar previsões em tempo real. Isso será possível após instalação de um novo radar, que já se encontra no estado. Aliado a isso, 12 novas estações de monitoramento da seca, providenciadas pela Agencia Nacional de Água, estão para ser implantadas. As novas aquisições demonstram o interesse do Governo do Estado em modernizar e tornar o serviço de verificação mais preciso.

“A instalação do radar metrológico é meu sonho, pois a previsão será imediata, em tempo real. Já temos uma previsão de modelagem de cinco dias, mas o radar faz praticamente o monitoramento de como o evento está acontecendo, a direção, que região vai atingir, o horário etc. Com ele, vamos fortalecer mais a previsão e teremos uma probabilidade maior de acerto e controle dos eventos” disse Overlan Amaral.

Além de prever chuvas, a sala de situação do Centro Meteorológico verifica o volume de rios e barragens em Sergipe. “O espaço é composto de uma rede de monitoramento hidrológico, que inspeciona a elevação dos níveis dos rios em tempo real. Conjuntamente, temos os modelos meteorológicos que nos indicam com cinco dias de antecedência ou mais o provável volume de chuva”, informou o meteorologista.

Ainda de acordo com o profissional, qualquer previsão acima de 50 mm³ provoca enchentes e por isso é emitido um alerta a Defesa Civil. As barragens monitoradas no estado são as do rio Poxim, Jacarecica I e II, Dionísio Machado, Três Barras e das Pedras. Além da vazão, o programa de monitoramento do centro verifica o nível das barragens. “Estamos buscando mais pontos de monitoramento. Com as estações nas barragens, temos como prever se haverá inundação ou não, e se é necessária a emissão de boletins informativos”, relatou Overland.

Com relação aos satélites utilizados para previsão do tempo, o modelo implantado em Sergipe é licenciado e linkado ao Centro Europeu de Meteorologia, Meosat. “Temos uma série de imagens de meia em meia hora, de 15 em 15 minutos, e ainda acesso a frequências de ondas eletromagnéticas como infravermelho, imagens em vapor, no visível e realçadas. Todas dando uma característica específica da nebulosidade, circulação da atmosfera e um índice que verifica a vida da vegetação pela qualidade da água. É um verdadeiro retrato do clima pela vegetação. As representações nos auxiliam mostrando a localização das ocorrências em uma boa escala para o estado.”, fala Overland.

El Niño

Sergipe sofre diretamente com o fenômeno climático El Niño, que se instala principalmente no Peru e Equador. Mesmo sendo um evento oceânico que ocorre no Pacífico, ele é capaz de mudar a rotação dos alísios, bloqueando assim a entrada das chuvas no estado. Através de dados sobre o fenômeno, o setor agrícola pode programar seu plantio.

“Quando o El Niño é instalado, há um aquecimento das águas que geralmente são frias. Ele é tão forte, que inverte a situação dos ventos que vêm alísios de sudeste e nordeste, passando a vir do oeste. Então no ponto ao longo da Linha do Equador há uma convergência muito grande, passando a chover bastante e havendo circulações verticais, convectivas. Todo esse fenômeno faz descer um ar quente e seco sobre o Nordeste, bloqueando, inclusive, o sistema de chuvas, causando seca na nossa região;”, ensina o meteorologista.

Vandalismo

Um dos problemas enfrentados pelo Estado na manutenção das estações e realização do serviço de previsão é os ataques de vandalismo, que causam prejuízos tanto à população, quanto ao Estado, que desembolsa em torno de R$ 70 mil para aquisição de cada radar implantado.

“As estações sempre ficam próximas aos rios, que são os locais mais apropriados para instalação do sensor de nível. Apesar de o equipamento estar em uma torre de seis metros de altura, há uma conexão entre o sensor e a estação que fica na margem”, relatou Overland Amaral.

Ainda sobre os ataques, o meteorologista explica que, em relação às barragens, há como calcular o nível da água, pois somente após 24h do volume cair, o solo escoa a água, fazendo o nível subir.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *