Sergipe tem um novo governador
30 de agosto de 2023
Cerca de 450 pessoas desaparecem por ano em Sergipe
30 de agosto de 2023
Exibir tudo

Sergipe tem quatro governadores em apenas oito meses

Por Adiberto de Souza *

Nunca na história política de Sergipe a cadeira de governador teve tantos ocupantes em tão pouco tempo quanto agora. Desde a posse, em janeiro deste ano, o chefe do Executivo, Fábio Mitidieri (PSD), já foi substituído três vezes por conta de viagens ao exterior. Ontem, o pessedista transferiu o comando do estado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Múcio Santana. Ressalte-se que para o magistrado substitui-lo, Mitidieri teve incluir em sua comitiva ao States o vice Zezinho Sobral (PDT) e o presidente da Assembleia, Jeferson Andrade (PSD). Estes dois já sentiram o gostinho de ser governador, também devido as viagens do titular aos Estados Unidos. Outra novidade desse governo é a transferência da capital, de Aracaju para cidades do interior. Isso ocorre no dia em que o governo realiza um mutirão batizado de “Sergipe é aqui”. Desde janeiro até agora, Mitidieri já transferiu a capital para os municípios de Boquim, Propriá, Porto da Folha, Estância, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda e Capela. Tanto as interinidades no governo, quanto as mudanças da capital não resultam em benefícios para os sergipanos, que continuam aguardando ansiosos o cumprimento das promessas feitas pelo governador na campanha eleitoral. Marminino

Abono não é piso

A Assembleia aprovou, ontem, projeto de lei do governo de Sergipe autorizando o pagamento aos enfermeiros do valor equivalente ao piso nacional da categoria. Acontece que, segundo alertou o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), o que foi aprovado é um abono para complementar os salários destes profissionais de saúde. O cidadanista jura que a Assembleia aprovou um penduricalho, pois o abono é algo passageiro e não reflete nas outras verbas dos enfermeiros, podendo ser retirado a qualquer momento. Misericórdia!

Permuta em Lagarto

A direção da Maratá propôs à Prefeitura de Lagarto uma permuta de imóveis. Pela proposta, o grupo empresarial entrega ao município a área onde estão a Faculdade Dom Pedro, Colégio Libertar, antigo Cjav e antiga Faculdade José Augusto Vieira, em troca do terreno do antigo parque de exposição de Lagarto. Nessa área, a Maratá pretende construir um hipermercado e um shopping popular, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. Nos imóveis que receberá com permuta, a prefeitura pode instalar seu centro administrativo, economizando uma pequena fortuna gasta com aluguéis. Aff Maria!

Agricultor agradece

Os produtores de milho estão sorrindo de orelha a relha com a decisão do governo de Sergipe em manter a redução da alíquota do ICMS em 2% para comercialização do grão. A renovação do benefício atende um pleito dos agricultores sergipanos, além de fortalecer a competitividade da produção de milho no estado. Este ano, a safra sergipana de milho se tornou destaque nacional, devendo serem produzidas 949,1 mil toneladas, um aumento de 5,4% na produção de 2023 em relação ao ano anterior. Supimpa!

Justa homenagem

A Assembleia Legislativa homenageou 23 professores da Universidade Federal de Sergipe em reconhecimento ao compromisso de desenvolver o estado por meio da ciência e da tecnologia. O reitor da UFS, Valter Joviniano Santana Júnior, agradeceu a homenagem, acrescentando que se não fosse pela luta dos professores, não era possível fazer uma educação de qualidade. O cardiologista e professor doutor Antônio Carlos Sobral Sousa, um dos homenageados, disse que a iniciativa do Legislativo é um incentivo para que todos continuem produzindo numa universidade que é destaque na pesquisa nacional. Ah, bom!

Motoristas irresponsáveis

Mais de 19% dos motoristas das capitais usam o celular enquanto dirigem. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afronta a lei. Feita pelo Ministério da Saúde, a pesquisa também mostrou que as pessoas com idades entre 25 e 34 anos (25%) e com maior escolaridade (26,1%) são as que mais assumem esse comportamento de risco. Os motoristas com nível superior também são os que mais recebem multas por excesso de velocidade e que associam o consumo de bebida alcoólica e direção. Danôsse!

Bem na fita

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe é o quarto do país no Ranking da Transparência 2023, com 98,93% de aderência à metodologia de avaliação. Na frente do nosso TRE apenas os da Bahia, de Mato Grosso do Sul e da Paraíba, que cumpriram 100% dos parâmetros analisados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sexta edição do ranking foi organizada também por categorias, conforme o segmento da Justiça. De acordo com o diretor-geral do TRE sergipano, Rubens Lisboa, o resultado é fruto de um coeso trabalho de equipe, realizado de forma comprometida e responsável. Legal!

Novo prefeito

O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) é o novo prefeito de Aracaju. Ele substitui o titular Edvaldo Nogueira (PDT), que aviona aos Estados Unidos na comitiva do governador Fábio Mitidieri (PSD). Para substituir o pedetista, Vasconcelos passou a presidência da Câmara Municipal para o vereador Fabiano Oliveira (PP). Essa é a segunda vez que o pepista ocupa a presidência do Legislativo. Em fevereiro deste ano, por motivo de viagem de Edvaldo ao exterior, Ricardo assumiu a Prefeitura durante 10 dias, sendo substituído na Câmara por Fabiano. Então, tá!

Não deu em nada

O Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedente a representação feita por Priscilla Mendonca (PDT) contra o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, o ex-prefeito Valmir de Fancisquinho, o ex-deputado estadual Talysson de Valmir e o deputado estadual Marcos Oliveira, todos do PL. Candidata derrotada à Câmara Federal em 2022, a pedetista acusou os quatro adversários de terem abusado do poder político e econômico naquela campanha eleitoral. Crendeuspai!

Bico seco

E o deputado estadual Chico do Correio (PT) está preocupado com a falta d’água no semiárido sergipano. Segundo o distinto, tem bairros em Nossa Senhora da Glória que estão sem água tratada há 15 dias. Chico cobrou providências à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), pois o problema afeta todos os municípios do sertão sergipano. A preocupação do deputado aumenta porque, conforme a previsão da meteorologia, o próximo inverno será mais seco. Com a palavra a direção da Deso. Home vôte!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Liberal, 29 de janeiro de 1930.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

1 Comment

  1. REGES B SILVA SILVA disse:

    PELO JEITO DA ESTÓRIA DO DEPUTADO CHICO DO PT DE GLÓRIA, O PT QUER AGORA ROUBAR ATÉ AS NUVENS DO CÉU. ARRIEGUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *