Guerreiras dos movimentos femininos pela democracia
13 de dezembro de 2023
BYD Brasil discute parceria com empresa sergipana
13 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Sergipe tem o 2º menor número de empresas inadimplentes

O aumento da inadimplência pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano

Sergipe foi o segundo estado do Nordeste que, em outubro passado, apresentou o menor número de empresas com contas atrasadas:45.412. De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, 1.119.586 companhias da região nordestina fecharam o décimo mês deste ano no vermelho. O campeão de inadimplência foi a Bahia (328.455), enquanto o Piauí teve o menor volume de empresas endividadas: 43.433.

(Clique no gráfico ´para ampliar)

O indicador também mostra o segmento de atuação da empresa negativada, onde a categoria “Serviços” se destacou com uma participação de 54,6%. Em segundo lugar estava o setor “Comércio” com 36,6%, seguido por “Indústria” com 7,6%, “Primário” com 0,8% e “Outros” com 0,4%. Esse último agrupamento abrange negócios relacionados ao setor “Financeiro” e ao “Terceiro Setor”. Com relação ao setor das dívidas, a maior parte delas é de “Outros” (28,6%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O segmento com menor incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,0%).

“A inadimplência das empresas encontra-se, atualmente, em um estágio de estabilidade, possivelmente refletindo os efeitos da redução da taxa Selic e da diminuição da inflação. Esses fatores têm impactado diretamente nos bolsos dos consumidores, repercutindo, por consequência, nos recursos das companhias. Com uma maior disponibilidade de capital no mercado e sinais de recuperação econômica, a expectativa para os próximos meses é de que os negócios possam recuperar parte de seu fôlego, contribuindo para a diminuição do avanço da insolvência”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Fonte: Serasa Experian

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *