Sergipana campeã de coquetelaria faz bonito no Festival Enchefs
29 de junho de 2022
Pastor filho de Carlos Batalha é encontrado morto
29 de junho de 2022
Exibir tudo

Sergipe tem a 2ª Polícia mais letal do Brasil

Em termos de letalidade, a Polícia sergipana só perde para a do Amapá

A Polícia de Sergipe e a segunda mais letal do Brasil, com taxa de mortalidade de 9 por 100 mil habitantes. É o que revela Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo acrescenta que a campeã em violência é a Polícia do Amapá, onde a taxa de pessoas mortas por agentes policiais chegou a 17,1 por grupo de 100 mil habitantes, quase seis vezes a média nacional de 2,9 por 100 mil.

“As elevadas taxas de mortalidade por ações policiais permanecem em vários estados, indicando que abusos e execuções continuam como prática de algumas instituições, misturando-se a casos de uso legítimo da força”, escrevem os pesquisadores Samira Bueno, Dennis Pacheco, Talita Nascimento e David Marques no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

No ano passado, 6.145 pessoas foram vitimadas no Brasil nessa circunstância, queda de 4,2% em relação ao total de mortos do ano anterior e de 4,9% na taxa de mortalidade, de 2,9 a cada 100 mil habitantes. De acordo com o Fórum, Em 2021, 99,2% das vítimas de intervenções policiais no Brasil eram reconhecidas como do sexo masculino, 74% tinham até 29 anos e 84,1% daqueles com raça/cor identificados eram negros. Enquanto a taxa de mortalidade entre vítimas brancas retraiu 30,9% em 2021, a taxa de vítimas negras cresceu em 5,8%.

Fonte: Valor Econômico (Foto: SSP-SE)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *