Leia o resumo dos jornais desta quinta
6 de julho de 2017
Leia o resumo dos jornais desta sexta
7 de julho de 2017
Exibir tudo

Sergipe refém do medo

A violência segue assustando os sergipanos. Até o governador Jackson Barreto (PMDB) pediu enérgicas providências contra o duplo assassinato ocorrido no interior do Hospital de Itabaiana. As páginas policiais dos jornais e os programas radiofônicos atestam que o crescimento de todas as formas de violência é avassalador. Enquanto o governo tem dado mostras de inércia no combate aos marginais, Sergipe se destaca negativamente quanto aos impressionantes índices de criminalidade. Até quando seremos obrigados a conviver com essa situação de horror e medo? O poder público precisa agir rapidamente para pôr um fim a este sinistro quadro que assola a população e envergonha a todos nós, pois essa incapacidade expõe a fragilidade da nossa política de segurança pública.

Cegueira jurídica

Mesmo reconhecendo que seu regimento interno esta caduco, a Câmara de Aracaju pretende recorrer contra a decisão judicial obrigando a abertura da CPI do Lixo. Ao seguir fielmente o velho regimento, que só admite CPI aprovadas pela maioria do parlamento, a Câmara se acha acima das Constituições Federal e Estadual. Ambas estabelecem que o pedido de abertura de uma CPI precisa ser referendando por apenas um terço do Legislativo.

Ouro de tolo

Nas visitas feitas ontem a vários ministros, o governador Jackson Barreto (PMDB) deixou claro que quem vive de promessa é santo. Segundo ele, os recursos autorizados com estardalhaço para Sergipe nem sempre são liberados. “O tratamento que o estado recebe do governo federal está muito aquém daquilo que merecemos”, reclamou JB no encontro com o senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB.

Derrota governista

A exploração não convencional de óleo e gás sofreu um novo revés na Justiça. Enquanto o governo federal estuda o lançamento de um projeto piloto a partir de 2018, para avaliar o potencial na área, a Justiça decidiu anular a assinatura do contrato de concessão. Uma ação pública ajuizada pelo Ministério Público Federal também tenta impedir a exploração não convencional, a partir do uso da técnica de fraturamento hidráulico, na bacia de Sergipe-Alagoas. Esta informação é do jornal Valor Econômico.

Troca de cadeira

Com as férias de Jackson Barreto, a partir de amanhã, o vice Belivaldo Chagas (PMDB) assume a chefia do Executivo por 15 dias. Afinado com o aliado, JB viaja tranqüilo quanto à boa condução do estado, enquanto Chagas substitui o titular ciente de suas responsabilidades. Portanto, teremos apenas uma mera troca de cadeiras. Melhor assim!

Alça de mira

Alguém sabe a quantas anda as investigações feitas pela Polícia Federal no telefone celular e no computador do secretário estadual da Saúde, Almeida Lima (PMDB)? Em abril último, equipes da PF e do Ministério Público Federal realizaram busca e apreensão na casa de Almeidinha e levaram o “Graham Bell” e o  Notebook. A ação fez parte da Operação Satélite, que investiga crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. Crendeuspai!

Vai à reeleição

Indiretamente, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) confessou que seu foco não é disputar o governo de Sergipe, mas a reeleição. Isto ficou claro na postagem feita por ele nas redes sociais visando fustigar o governador Jackson Barreto: “Ao dar sinais de que sonha em ser senador, JB traduz o porquê daquela declaração raivosa de que eu deveria me aposentar. Quer ganhar por WO”. Ou seja, para impedir a “vitória fácil” do adversário, Vavá deve mesmo concorrer ao senado pela terceira vez. Então, tá!

Partidos a granel

Tramitam na Justiça Eleitoral dois requerimentos pedindo registro de partidos políticos: o do Muda Brasil (MB) e do Igualdade (IDE).  No Brasil, já existem 35 legendas aptas a participar das eleições de 2018, receber verbas do Fundo Partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão. O país caminha para ter mais partidos políticos do que igrejas evangélicas. Misericórdia!

Gol de placa

A empresa aérea Gol confirmou para novembro o primeiro voo de Aracaju para a Argentina, que acontecerá sempre aos sábados. Com capacidade para 174 passageiros, a aeronave fará escala em Salvador e o tempo médio de viagem será de quatro horas e meia. A expectativa do governo sergipano é atrair turistas argentinos. Para tanto, deve realizar ações promocionais em Buenos Aires visando divulgar as belezas de Sergipe.

Só depende dele

A filiação do governador Jackson Barreto (PMDB) ao Podemos depende exclusivamente dele. Foi o que garantiu ao portal Política Real o senador Álvaro Dias (Podemos): “Filiação partidária é opção pessoal. Eu jamais pressionaria quem quer que seja, especialmente um governador de Estado”, afirmou o senador paranaense. JB já revelou que, até setembro, não tomará qualquer decisão sobre se fica ou sai do PMDB. Aguardemos, portanto!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *