Embrapa produz mandioca colorida
10 de novembro de 2015
Leia o resumo dos jornais desta quarta
11 de novembro de 2015
Exibir tudo

Sergipe presente nos Jogos Escolares da Juventude

A delegação sergipana é composta por 164 integrantes

Apoiados pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a delegação de alunos atletas sergipanos que irá participar dos Jogos Escolares da Juventude já está de malas prontas para embarcar na madrugada desta quarta-feira (11) para o Estado do Paraná.

Composta de 164 integrantes, a delegação sergipana é coordenada pelo Departamento de Educação Física da Seed e conta com alunos atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeutas e jornalistas.

A competição terá a disputa de medalhas em 13 modalidades, entre individuais e coletivas, e contará com a participação de estudantes de 25 estados e mais o Distrito Federal, além de uma delegação da cidade anfitriã dos Jogos, Londrina, entre os dias 12 e 21 de novembro.

Este é o segundo ano consecutivo que a cidade paranaense recebe a maior competição estudantil do país.

A diretora do DEF/SEED, Maria Auxiliadora Pires, explica que coube ao Governo de Sergipe investir um elevado aporte de recursos financeiros para a concessão das passagens aéreas de todos os membros da delegação, além de coordenar todo o grupo.

“A hospedagem, alimentação e translado dos alunos atletas ficaram por conta do Comitê Olímpico Brasileiro”, disse a diretora, ao reforçar o compromisso do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, com o incentivo à prática desportiva nas escolas da rede estadual.

Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte. Ao todo, mais de 6 mil pessoas estarão envolvidas nos Jogos Escolares, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários, organizadores, etc.

Jogos Escolares

Os números dos Jogos Escolares são grandiosos. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase quatro mil cidades do Brasil.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos, como o programa sócio-educativo e cultural que abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos.

Este ano, o tema geral do evento será ‘Igualdade de Gêneros´, e o Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.

Embaixadores

Para inspirar os jovens talentos do esporte nacional, o COB selecionou 12 atletas olímpicos e pan-americanos para atuarem como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas.

Os atletas escalados como embaixadores para Londrina são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Josuel Santos (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Lenísio Teixeira (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Diogo Hubner (handebol), Charles Chibana (judô), Aline Silva (luta), Fabiola Molina (natação), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Helia Fofão (vôlei) e Shleda Bede (vôlei de praia).

Desempenho

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012, 17 atletas do Time Brasil já haviam passado por esta competição estudantil.

O evento acompanhou também o desenvolvimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo; do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

Outra competição que tem diversos atletas oriundos dos Jogos Escolares são os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão sua próxima edição realizada em Buenos Aires, em 2018. Dos 97 atletas do Time Brasil que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim, no ano passado, 54 passaram pela competição nacional.

Texto e foto: Ascom/Seed

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *