Lagarto deve produzir 700 toneladas de pimenta
23 de agosto de 2015
Leia o resumo dos jornais deste domingo
23 de agosto de 2015
Exibir tudo

Sergipe oferece grande variedade em arte e cultura

Quem gosta de arte e cultura deve visitar em Aracaju espaços como o Palácio-Museu Olímpio Campos, a Catedral Metropolitana e o Museu da Gente Sergipana. Indo para o interior, o visitante não pode deixar de passar em São Cristóvão – a quarta cidade mais antiga do Brasil – e Laranjeiras, considerada a Atenas sergipana. Veja, a seguir o que estes espaços oferecem a quem os visita:

Palácio-Museu Olímpio Campos  De grande importância histórica, política e cultural, o Palácio Olímpio Campos  é um dos mais importantes patrimônios do estado, datando seu projeto da época do Brasil Império. Sua construção foi iniciada em 1859 e concluídas em 1863, na presidência do Dr. Joaquim de Mendonça. Em 1985, o Palácio Olímpio Campos foi tombado por ser um dos mais significativos monumentos da arquitetura oficial e importante referencial da história política e da cultura sergipanas. Em 2010 o Governo do Estado promoveu a restauração do patrimônio e destinou sua utilização para fins didático-pedagógicos e culturais, transformando-o Palácio-Museu. Em seu interior se conta a história política e cultural do monumento e da República de Sergipe através de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.

Catedral Metropolitana  Localizada no Parque Teófilo Dantas, no Centro da cidade, a Catedral de Aracaju é considerada um dos monumentos mais significativos da arquitetura religiosa da cidade. Tombada como patrimônio estadual, a catedral teve sua construção concluída em 1875. A sua estrutura conta com um estilo eclético, da fase de transição do século XIX para o XX, com características marcantes do neogótico e elementos do neoclássico. A pintura do interior da Igreja foi executada por Orestes Gatti e Rodolfo Tavares. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é a Padroeira de Aracaju, é obra de Pereira Beirão.

Museu da Gente Sergipana – O antigo Colégio Atheneuzinho hoje sedia o Museu da Gente Sergipana. Fundado pelo então Presidente da província de Sergipe D’el Rey, Graccho Cardoso, o Colégio Atheneu Dom Pedro II iniciou as suas atividades em 1926 e ficou neste prédio até 1969, quando precisou mudar para um outro edifício. O espaço recebeu diversas instituições até ser totalmente desativado em 1996.  Em 2009 foi iniciado o projeto de restauração do prédio,que teve as suas memórias e elementos caracterizadores da sua arquitetura totalmente recuperados. Seguindo à risca o projeto original do prédio, foi possível restaurar elementos arquitetônicos e as pinturas parietais escondidos embaixo de diversas camadas de tintas.

O resultado final de todo esse processo de resgate histórico e arquitetônico resultou num complexo cultural que une passado, presente e futuro que conta a história de Sergipe por meio de recursos audiovisuais e tecnológicos. O Museu da Gente Sergipana foi o projeto vencedor do Prêmio “O melhor da arquitetura 2012” na categoria Restauro, é promovido pela Editora Abril, através da Revista Arquitetura e Construção.

Laranjeiras – Situada a 20 km ao norte de Aracaju, a cidade é reconhecida também como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo Iphan. Laranjeiras abriga um patrimônio material e imaterial riquíssimo, formado por belíssimas igrejas e um grande número de grupos folclóricos originais. A cidade sedia o Encontro Cultural de Laranjeiras, que tem como enfoque principal a cultura popular. Abriga também grande riqueza folclórica.

São Cristóvão A cidade, que fica localizada a 25 km de Aracaju, foi fundada em 1590 e é considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil. Com acesso fácil e rápido saindo da capital, pode-se visitar aquela que foi a primeira capital da então Província de Sergipe Del Rei. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – preserva um conjunto arquitetônico colonial que encanta pela harmonia e é um verdadeiro mergulho no passado.

Fonte: Ascom do Governo(SE)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *