Praias de Sergipe estão próprias para o banho
28 de dezembro de 2023
Polícia Rodoviária começa a Operação Ano Novo
29 de dezembro de 2023
Exibir tudo

Sergipe foi o estado que menos criou empresas

Custos mais altos de mão de obra e de materiais elevaram a inflação de insumos em março

O Nordeste alcançou, em setembro passado, a marca de 45.831 novos negócios, como mostra o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Desse total, Sergipe representou a menor fatia, com apenas 1.924 novas empresas, portanto, bem distante da Bahia, que liderou na região com a abertura de 13.801 novos CNPJs. Em nível de Brasil, Sergipe ficou na 22ª posição, à frente apenas de Rondônia, Tocantins,Roraima, Amapá e Acre. Sete em cada 10 empresas criadas no país, no mês de setembro, eram MEIs.

Clique no gráfico para ampliar a imagem

Com uma menor barreira de entrada e inúmeras possibilidades de atuação, “Serviços” é o principal segmento escolhido pelos empreendedores, representando 71,3% dos CNPJs inaugurados em setembro passado. Em seguida estavam “Comércio”, “Indústria” e “Demais”. Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Em setembro, o Brasil registrou 306.453 aberturas de empresas, queda de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 74,4% (228.042) eram Microempreendedores Individuais. “Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, declara Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Fonte e gráfico: Serasa Experian (Foto: Abrasel)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *