De olho em 2024, os políticos plantam uma roça de votos
28 de novembro de 2023
Fasc 2023 terá música na Igreja do Rosário dos Homens Pretos
28 de novembro de 2023
Exibir tudo

Sergipano vence no Rio o Prêmio Gastronomia Preta

Samuel Oliveira apresentou o drink à base de mangaba

O prêmio do Festival de Gastronomia Preta 2023, na categoria bartender, pertence ao estado de Sergipe. O vencedor foi o sergipano Samuel Oliveira, que apresentou o drink à base de mangaba. Samuel fez o curso de garçom ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade e descobriu a sua vocação no mundo dos drinks e coquetéis. O Prêmio Gastronomia Preta celebrou os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil.

Para participar da premiação, Samuel contou com total apoio do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que o levou inclusive para conhecer o trabalho das catadoras de mangaba e a cadeia produtiva da fruta. O drink que ele apresentou, competiu com mais dois, preparados pelos bartenders Ana Negra, de Brasília, e Fernando Spolaor, de São Paulo.

“Foi muita emoção quando anunciaram meu nome como ganhador. A minha primeira reação foi ficar parado e vi um filme passando na minha cabeça sobre tudo que sempre lutei, que corri atrás. Foi uma fração de segundos para eu perceber que tinha ganho. Comecei a escutar o pessoal perguntando “Cadê o Samuel?” e daí me toquei que era eu mesmo e fui para o palco receber a premiação”, afirma o vencedor.

Gastronomia Preta

O Festival Gastronomia Preta, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) RJ e na Praça da Pira, nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento pensado para que as pessoas pretas assumam seus papéis de destaque por meio da culinária. A ideia do Festival surgiu após a realização da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta, em 2022, quando foi muito bem recebido pelo público e pela mídia especializada.

Fonte e foto: Senac

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *