Cresce número de roubos e furtos de veículos em Sergipe
1 de agosto de 2017
Indústria fatura menos 5,9% no 1º semestre
1 de agosto de 2017
Exibir tudo

Seminário debate turismo de Aracaju

Os mercados centrais de Aracaju vão funcionar das 6h às 13h

Como Aracaju pode se tornar um destino turístico inteligente? Esse é o tema principal do Seminário que será realizado nessa quinta-feira, 3 de agosto, a partir das 8h, no Hotel Comfort Inn. A ação está sendo coordenada pelo Sebrae e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que trazem profissionais experientes para debater o tema e disseminar novos conhecimentos entre os participantes.

O evento é destinado a pequenos empresários do setor de turismo da capital (bares, restaurantes, foodtrucks, guias de turismo, empresas de evento, agências de viagem, receptivos e emissores, além de meios de hospedagem e locadoras de veículos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.se.sebrae.com.br.

Os destinos turísticos inteligentes são estruturas turísticas diferenciadas que facilitam a interação e integração do visitante, antes, durante e depois da viagem, e incrementam a qualidade de sua experiência com o destino, por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

Eles têm características específicas que os diferenciam dos destinos turísticos tradicionais. São baseados prioritariamente em três pilares: governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável. O conceito surgiu em 2012 na região da Catalunha, comunidade autônoma da Espanha.

Programação

O Seminário será aberto com talk show Destino Turístico Inteligente, mediado pelo professor doutor da UFS, Dênio Azevedo. Em seguida, o consultor Richard Alves, da Barcelona Media, irá apresentar um estudo com pontos fortes, desafios e oportunidades para esse tipo de destino.

As atividades seguem para o mundo da inovação, com a consultora Milena Guelman, da Menu For You, que falará sobre o Papel das Startups nos Destinos Turísticos Inteligentes. Depois, a professora doutora da UFS, Jennifer Soares, apresenta uma análise sobre a possibilidade de Aracaju se tornar um Destino Turístico Inteligente.

O evento será encerrado com um debate entre Richard Alves, Milena Guelman e Jennifer Soares, com a participação do público, sobre pontos fortes e oportunidades no turismo inteligente.

“Será o momento adequado para conversarmos sobre esse conceito, suas vantagens e de que forma podemos nos beneficiar disso. Aracaju ainda está em uma posição desfavorável em relação ao turismo quando comparada a outras capitais, então uma forma que enxergamos para tentar reverter esse quadro é por meio do uso da tecnologia”, explica analista e gestora do projeto de turismo do Sebrae, Bianca de Faria.

Durante o Seminário o Sebrae também irá prospectar clientes para serem atendidos pelo Projeto Sebrae Aracaju – Destino Turístico Inteligente.

Segundo o ranking Connected Smart Cities 2016, produzido pela Consultoria Urban Systems, São Paulo é considerada a cidade mais inteligente do país, seguida por Rio de Janeiro e Curitiba. Entre os dez destinos mais inteligentes, apenas uma cidade nordestina: Recife, em nono lugar. Aracaju figura apenas no 78 lugar.

Entre as principais características dos destinos inteligentes estão a existência de espaços turísticos inovadores, a presença de tecnologia de ponta, a valorização do capital humano e o foco no desenvolvimento sustentável. Outros pontos importantes que são levados em consideração são a oferta de experiência de qualidade aos turistas, a integração, interatividade, acessibilidade e o gerenciamento eficiente dos recursos.

Mais informações sobre o Seminário podem ser obtidas pelo telefone (79)2106-7762.

Fonte: Sebrae-SE (Crédito/Secom-PMA)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *