Travestis e transexuais poderão usar o nome social no Enem 2015
17 de maio de 2015
Exposição fotográfica homenageia Aloísio de Campos
17 de maio de 2015
Exibir tudo

Semana dos Museus acontece entre 18 e 24 de maio

A fim de promover o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e com o intuito de realizar atividades nos espaços museais, seguindo a proposta de mobilizar os museus brasileiros em torno do tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”, é realizada, durante os dias entre 18 e 24 de maio, a Semana dos Museus.

Sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia ligada ao Ministério da Cultura, o projeto é desenvolvido desde 2003 e encontra-se em sua 13ª edição. Ele reúne instituições em torno de uma mesma programação em todo o país.

“Museus para uma Sociedade Sustentável” é o tema proposto, este ano, pelo Conselho Internacional de Museus, ICOM, e irá nortear os eventos relacionados à semana.  De acordo com o Ministério da Cultura, “a 13ª edição desta ação, ao abraçar a proposta do ICOM, vem enfatizar o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária”.

Em Sergipe, além dos eventos a serem promovidos nas instituições, no dia da abertura da semana (18), ocorrerão palestras em torno do tema e haverá a eleição dos novos membros do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus, no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju/SE.

A programação é ampla com diversas atividades nas instituições museais, oficinas, exposições, mesas redondas, exibição de filmes, visitas guiadas.  “Os museus são guardiões da história factual e cultural do nosso estado. A temática proposta pelo ICOM para esta edição da Semana de Museus é extremamente pertinente. A Secretaria de Cultura participará com muito empenho da realização e promoção deste evento”, declara o Secretário de Cultura, Elber Batalha.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *