Nível do mar sobe e ameaça Aracaju
27 de agosto de 2015
Alckmin e Aécio se bicam por causa de Amorim
27 de agosto de 2015
Exibir tudo

Saúde informa que jovem com meningite está no HUSE

Jovem está sendo examinado no Hospital de Urgência de Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Epidemiológica, informa que o jovem diagnosticado com meningite em uma escola da capital, encontra-se na UTI do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), para observação e tratamento. Ele  passa por uma série de avaliações e está sendo muito bem acompanhado pela equipe médica.

A SES informa ainda que a Secretaria da Saúde de Aracaju fez o mapeamento e busca de pessoas, do convívio do jovem na escola, para fazer um trabalho de bloqueio e de quimioprofilaxia, desenvolvendo ações educativas sobre a doença. A Secretaria da Saúde de Barra dos Coqueiros, onde reside o jovem, também está fazendo a sua parte com o mapeamento familiar, residencial e com pessoas dos contatos íntimos do jovem para também fazer a quimioprofilaxia, com medicamento já liberado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Em 2015, 17 casos de meningite foram confirmados no Estado. Desses, 6 foram por meningite bacteriana, 2 por meningite meningocócica, 4 por meningite viral e os demais sem especificações. Em 2014 foram 36 casos confirmados.

A SES acompanha e monitora todos os casos e são desenvolvidas todas as medidas de controle junto com as vigilâncias epidemiológicas dos municípios.

A meningite é um processo infeccioso, causado pela inflamação das meninges, um tecido que reveste o cérebro e a medula espinhal. As bactérias penetram no organismo através das vias respiratórias ou até mesmo por contato prolongado com secreção. É importante lembrar que o contato é bem próximo com o paciente doente.

A meningite bacteriana é um tipo da doença considerado mais grave e, se não for diagnosticado precocemente, pode levar à morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar. A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, surge na primavera e no inverno, e pode ser transmitida pelo convívio próximo com pessoas infectadas.

A meningite viral pode ser causada por diversos vírus e é a forma mais comum e menos perigosa da doença.

O sintoma da meningite atinge adultos e crianças. Os principais são: febre, cefaléia, rigidez de nuca, vômito, sinais de irritações na meninge, manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de 1 ano, os sintomas não são bem evidentes e os pais precisam analisar sinais de irritabilidade, choro persistente e abalamento de fontalena (moleira).

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que, aos primeiros sintomas, deve-se procurar imediatamente um médico para avaliação e tratamento, e sempre deixar ambientes arejados e ventilados.

Fonte: Ascom/SES

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *