Governo de Sergipe anuncia 30 dias de festas juninas
9 de maio de 2023
Após humilhar os pobres, líder do governo pede penico
9 de maio de 2023
Exibir tudo

Saúde reafirma importância da vacina contra a covid-19

Secretaria da Saúde alerta para a importância de manter o esquema vacinal em dia

Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decretado o fim da emergência em saúde pública de importância internacional relacionada à covid-19, a pandemia não acabou. Com isso, o vírus está classificado agora como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”. Diante disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para a importância de manter o esquema vacinal completo contra a covid, e mantém os imunizantes contra a doença disponíveis para toda a população.

Para garantir maior controle e diminuição efetiva dos casos de covid-19, Aracaju cuidou para que a imunização avançasse de maneira célere, com a implementação de estratégias diversificadas. Foram criados o MonitorAju e o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, ampliando os locais de atendimento à população e o monitoramento dos dados da covid-19.

“Desde o inicio da vacinação, foram adotadas medidas para que não fosse desperdiçada nenhuma vacina. Para conseguir esse bom êxito, houve todo um planejamento logístico, que envolveu a diminuição dos pontos de vacinação para poder gerenciar a distribuição dos imunizantes. Se até o fechamento dos pontos sobrasse alguma dose, a equipe tinha algumas listas, seja do VacinAju ou das pessoas que enviaram e-mail justificando a ausência, e essas pessoas eram contatadas para irem tomar a vacina, e com isso conseguimos evitar o desperdício”, reforça a diretora de Vigilância à Saúde, Taise Cavalcante.

O esforço para aproveitar as doses ao máximo é uma preocupação constante desde a primeira fase da vacinação. “A Saúde de Aracaju utilizou essas doses que sobraram para imunizar moradores de rua, trabalhadores da limpeza, estudantes de medicina, idosos acamados e as pessoas que se cadastraram pelo site da Prefeitura. Semanalmente a equipe da SMS realiza monitoramento dos atendimentos e casos de covid. Além de seguirmos ativos, com os nossos pontos de vacinação”, pontua Taise.

Pontos de vacinação

Nas UBSs, a vacina contra a covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e há quatro UBSs com horário estendido até as 18h: Augusto Franco, Marx de Carvalho, Francisco Fonseca e Onésimo Pinto. Nos shoppings, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 10h às 16h. Para receber os imunizantes contra covid-19, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência de Aracaju, além do cartão de vacina.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *