Pequenos negócios já podem utilizar o Sebrae Conecta
24 de março de 2024
Gata usada para entrar com celulares em presidio de Sergipe
25 de março de 2024
Exibir tudo

Saiba como observar o primeiro eclipse lunar de 2024

É importante prestar atenção nos horários pois é um eclipse de visualização mais difícil

O primeiro eclipse de 2024 vai acontecer na madrugada deste domingo (24) para segunda-feira (25). O evento astronômico será visível a olho nu na maior parte das Américas, na metade oriental da Austrália, no Japão e nas partes ocidentais da África e da Europa.

No Brasil, o eclipse começara às 01h53, atingirá seu máximo às 04h12 e terminará às 06h32, com o pôr da lua. No aplicativo Sky Tonight é possível ver os horários das fases do fenômeno com base em sua localização.

É preciso prestar atenção nos horários, pois este será um eclipse lunar penumbral, em que a visualização é mais difícil em comparação com os totais. No ponto máximo, será perceptível uma sobra escura estará na frente da Lua.

Os próximos eventos astronômicos de 2024 acontecerão em 8 de abril, eclipse solar total que não será visível no Brasil; 17 de setembro, eclipse lunar parcial que poderá ser visto nas Américas; e 2 de outubro, eclipse solar anular também visível nas Américas.

O que é um eclipse lunar?

São aqueles em que a Terra está entre o Sol e a Lua, com esta posicionada na sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase Cheia. A sombra da Terra é dividida em duas regiões: umbra, que não recebe nenhuma iluminação do Sol, e penumbra, que é iluminada por uma porção de raios solares.

Fonte: Rede CNN Brasil (Foto: Hiper Cultura)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *