Varejistas apostam na moda entre gôndolas
17 de setembro de 2015
Ingressos para Confiança e América já estão à venda
17 de setembro de 2015
Exibir tudo

Répteis e anfíbios de Sergipe atraem pesquisadores

Estudo quer saber como os répteis e anfíbios se comportam em diferentes biomas

Pesquisadores brasileiros e americanos estão em Sergipe executando estudo para estimar o risco de extinção de espécies de répteis e anfíbios no mundo diante do aquecimento global.  A pesquisa acontece no Monumento Natural Grota do Angico, uma unidade de conservação ambiental da Caatinga, que é mantida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Desde o dia 13 de setembro que a unidade está abrigando uma equipe formada por 20 pessoas, entre professores da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade da Califórnia, Universidade de Ohio e alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado das respectivas universidades para execução da pesquisa.

“Estamos identificando, entre outros fatores, a temperatura preferencial dos répteis e anfíbios no habitat natural; as temperaturas críticas mínimas e máximas, que apontam as limitações dos animais diante das condições climáticas; o desempenho deles em diferentes temperaturas; e a umidade do ambiente para os anfíbios”, explica o professor da UNB, Guarino Colli.

Em um contexto mais amplo, o estudo permitirá o mapeamento das áreas de preservação ambiental, indicando se são realmente adequadas para a sobrevivência dos animais. “No contexto das mudanças climáticas previstas, as áreas de preservação ambiental podem não ser adequadas para a manutenção da vida dos animais. É um meio de avaliar como as espécies respondem às mudanças climáticas e averiguar quais aquelas que mais sofrerão com o aquecimento global”, detalha o professor Daniel Mesquita, da UFPB.

A pesquisa faz parte de um projeto mundial coordenado pelo Instituto de Estudos da Ecologia e Evolução dos Impactos Climáticos da Universidade da Califórnia e está acontecendo em diferentes países. No Brasil, o mesmo estudo realizado em Sergipe está sendo executado no Cerrado e na Mata Atlântica com a finalidade de identificar como os répteis e anfíbios se comportam em diferentes biomas do país.

(Crédito/Guia Animal)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *