Banese Card reduz taxa de parcelamento de fatura do cartão
21 de maio de 2020
Eleições podem ser adiadas para o final do ano
21 de maio de 2020
Exibir tudo

Receita libera consulta ao IR nesta sexta

Para o público geral, o desconto máximo para a renegociação de dívidas aumentou de 50% para 65%

A Receita Federal vai liberar, a partir das 9h desta sexta-feira (22), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020. O pagamento está programado para o próximo dia 29. Este é o primeiro lote de restituição do IR com pagamento no mês de maio. De acordo com a Receita, esta é uma iniciativa para mitigar os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

O órgão irá realizar o pagamento para 901.077 contribuintes, totalizando o valor de R$ 2 bilhões. Este primeiro lote contempla contribuintes que tem prioridade legal, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 entre 60 e 79 anos e 57.631 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, mas neste ano foi antecipado para maio. Também haverá a redução do número de lotes de sete para cinco. Dessa forma, a conclusão do pagamento de restituições, referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, será no mês de setembro.

Cronograma mantido

Apesar da prorrogação do prazo de entrega da declaração para junho de 2020, o cronograma dos lotes de restituição foi mantido. Assim, pela primeira vez, as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

O último lote tem previsão para ser pago em 30 de setembro. Para efeitos de comparação, em 2019, as restituições iniciaram no dia 17 de junho e se estenderam até o dia 16 de dezembro. A partir de agora, o pagamento da restituição será realizado em lote no último dia útil do mês. Normalmente, se dava no dia 15 de cada mês.

Fonte: R7 (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *