Cervejarias estudam a manipueira de Lagarto
24 de setembro de 2022
Maguila usa derivado da maconha contra doença
25 de setembro de 2022
Exibir tudo

Quem acredita em pesquisa?

Por Adiberto de Souza *

Muita gente acredita nas pesquisas de intenção de votos, principalmente os candidatos a cargos eletivos. Quando não aparecem na liderança, eles dizem cobras e lagartos das consultas, contudo não abrem mão delas. Tanto isso é verdade que os partidos encomendam pesquisas para consumo interno, visando avaliar a situação de seus postulantes. Sem estes levantamentos, também chamados de “uma fotografia do momento”, as campanhas seriam um tiro no escuro. Ora, já é difícil se eleger conhecendo o terreno disputado, de olhos fechados seria praticamente impossível. Portanto, não acredite quando os candidatos dizem não confiar nas pesquisas, pois é uma mentira deslavada: todos eles dormem e acordam pensando nelas. Marminino!

Amizades rompidas

O governador Belivaldo Chagas (PSD) já perdeu, ao menos, duas velhas amizades nesta campanha eleitoral: sua vice Eliane Aquino (PT) e seu antecessor Jackson Barreto (MDB). A petista jura que a ação judicial movida pelo PSD contra a sua candidatura foi uma punhalada pelas costas. Já o emedebista se queixa que, só por ele ter se mudado para o palanque do PT, Belivaldo exonerou seus apaniguados que mamavam no bem bom de cargos comissionados. Magoado, JB pediu que o governador “fique no canto dele que eu fico no meu e em paz”. Creindeuspai!

Dia de feiras

Em virtude das eleições gerais de domingo próximo, a Prefeitura de Aracaju antecipou os dias de algumas feiras livres. A mudança de dia ocorre apenas nas feiras que funcionam às sextas, sábados e domingos.  No dia do pleito, os mercados centrais Thales Ferraz, Antônio Franco e Maria Virgínia Franco e os de bairros estarão fechados, reabrindo na segunda-feira (3). Então, tá!

Falsidade na vitrine

Você já recebeu um abraço apertado de um candidato qualquer? Não? Pois se apresse, porque a campanha eleitoral está com os dias contados. Depois das eleições, abraço só de tamanduá bandeira, que está cada vez mais difícil de ser visto dando sopa por aí. Caso você se encontre com um candidato nas esquinas de Sergipe, não acredite nas promessas e evite leva-lo pra sua casa, pois alguns costumam meter a mão nas panelas alheias e em otras cositas más. Misericórdia!

De candidato a cabo eleitoral

O ex-deputado federal André Moura (UB) trocou a condição de candidato ao Senado pela de cabo eleitoral de uma jovem neófita na política. Impedido de disputar as eleições por ter sido condenado a oito anos de cadeia e ficado inelegível por cinco anos, o fidalgo lançou a candidatura da jovem filha Yandra (UB) à Câmara Federal. Dia e noite, ambos têm percorrido o estado distribuindo promessas e pedindo votos: “Eu estou entregando para Sergipe o que eu tenho de melhor, que é a minha filha Yandra. Por isso, não descanso um minuto, estou sempre na rua conversando com as pessoas e mostrando o porquê devem votar em Yandra”, explica o experiente André. Ah bom!

Maioria parda

Viram que barulho sem sentido esse feito pelo petista Rogério Carvalho sobre a cor da pele do tucano Alessandro Vieira? E qual o problema se o suplicante diz ser branco, pardo, amarelo ou da cor de burro quando foge? Aliás, nesse quesito sobre epiderme, Rogério está na minoria: dos oito candidatos a governador de Sergipe, apenas ele e Fábio Mitidieri (PSD) se declaram brancos diante da luz solar, pois à noite, todos os gatos são pardos. Aff Maria!

Não bota fé

Somente duas em cada 10 vítimas de crimes e ofensas, como agressões, discriminação e furtos, procuraram a Polícia para registrar a ocorrência. Pesquisa do Ministério da Justiça revela que aproximadamente 80% dos entrevistados confiam pouco ou não confiam nas Polícias Civil e Militar. Segundo o estudo, os casos em que as vítimas procuram menos a Polícia são discriminação (2,1%), ofensa sexual (7,5%), fraudes (11,6%) e agressões (17,2%). Só Jesus na causa!

Morrendo de fome

Certos pastores evangélicos estão achando pouco que 33 milhões de infelizes estejam passando fome nesse Brasilzão de meu Deus. Tanto isso é verdade que esses falsos profetas andam aconselhando os incautos fiéis a jejuarem até a vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL). Diante do que revelam todas as pesquisas de intenção de votos, os evangélicos que forem nesse agá, vão morrer de fome. Aqui pra nós, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que o capitão de pijama ganhar essa eleição. Quer apostar uma mariola de goiaba? Danôsse!

Desavença interna

A candidata a deputada federal Sônia Meire (Psol) entrou com um recurso na Federação Psol-Rede para garantir o direito de participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Segundo a distinta, a Rede não apresentou candidatas, por isso os homens estão indeferidos. “Mesmo assim, querem mantê-los no horário e retirar a nossa visibilidade”, reclama Meire, enquanto pede o apoio de todos e todas para garantir o direito de botar a voz no rádio e a imagem na televisão. Certíssima!

Almas encurraladas

De um cachaceiro numa bodega de Aracaju: “Tem um cabra que está comprando arame farpado a rodo. Pelo volume, ele pretende cercar Sergipe como se fosse um curral de gado”. Pura conversa mole de pinguço. Vai acreditar nessa bazófia, é?

Recorte de jornal

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 8 de julho de 1950.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

3 Comments

  1. REGES+B+SILVA+SILVA disse:

    OLÁ VELHO COMUNISTA ADIBERTO DE SOUZA. VC VAI SER MINISTRO DO PRESIDENTE DA MAIOR CORRUPÇÃO DO BRASIL É? VC FOI INCORPORADO PELO ESPÍRITO DE MÃE DINA? SA SABE QUEM VAI GANHAR? KKKKK. DEUS SEU PODER É MAIOR DO QUE BARRABÁS.

  2. Janai Santos disse:

    2️⃣2️⃣✅

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *