Pelotão Ambiental apreende pássaros em Aracaju
27 de junho de 2016
Edvaldo é o candidato de Jackson a prefeito de Aracaju
27 de junho de 2016
Exibir tudo

Quebradeira geral

Cerca de 14,3 mil estabelecimentos do setor de supermercados, alimentos e bebidas fecharam as portas de janeiro a abril deste ano. Segundo um estudo divulgado hoje (27) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número é quase seis vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 2,4 mil estabelecimentos encerraram suas atividades.

O estudo da CNC mostra que, com o fechamento dos mais de 14 mil estabelecimentos de varejo alimentício, foram encerradas 29,7 mil vagas de empregos formais.

O setor responde por 30,3% do faturamento anual do varejo brasileiro e é responsável por 30,6% da força de trabalho no setor. Nos quatro primeiros meses de 2016, o segmento teve o pior resultado nas vendas, desde 2003, com queda de 3,2%.

Para a CNC, a demanda dos consumidores já vinha caindo devido à recessão econômica. A alta de preços contribuiu ainda mais para o recuo das vendas.

Desemprego em Sergipe

De acordo com os dados do CAGED, em maio de 2016 foram eliminados 1.563 empregos celetistas, equivalente à retração de 0,53% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Tal redução decorreu do declínio em quase todos os setores de atividade econômica, com destaque para a Construção Civil (-603 postos) e o Comércio (-461 postos).

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos cinco primeiros meses do corrente ano os dados do CAGED apontaram uma redução de 11.482 postos (-3,77%). Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses verificou-se decrescimento de 3,64% no nível de emprego ou -11.092 postos de trabalho.

Fonte e foto: Agência Brasil e Dieese

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *