Natville vai instalar fábrica de laticínios em Alagoas
21 de agosto de 2023
Aracaju pode ter grandes eventos de automobilismo
21 de agosto de 2023
Exibir tudo

Promessa de campanha, o Canal de Xingó ficou fora do PAC

Por Adiberto de Souza *

Alguns políticos não gostem quando se diz que o Canal de Xingó não passa de uma demagógica promessa de campanha. Isso, porém, ficou evidente com a ausência deste empreendimento entre as obras apresentadas pelo governo de Sergipe como prioridades para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em artigo publicado no Jornal do Dia, o jornalista Gilvan Manoel lembra que a construção do citado canal vem sendo prometido aos sertanejos desde a época em que o saudoso ex-governador João Alves Filho foi ministro do Interior. “De lá pra cá, em todos os governos sempre se discute a obra que, até hoje, não dispõe nem de um projeto completo”, escreve o articulista. A não inclusão do tão prometido investimento na relação de prioridades de Sergipe para o PAC do governo federal permite suspeitar que há mais interesse eleitoreiro do que intenção de torná-lo realidade. Ora, nada melhor do que subir nos palanques e prometer água a quem mora no semiárido. Portanto, o Canal de Xingó pode nunca sair do papel, mas continuará garantindo milhares de votos aos seus defensores. Marminino!

Natville chega em Alagoas

Com sede no município sergipano de Nossa Senhora da Glória, a fábrica de laticínios Natville vai instalar uma unidade em Batalha (AL). O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), assinou o termo de doação do terreno de seis hectares para a construção do empreendimento. A Natville vai investir cerca de R$ 500 milhões só na construção da nova unidade em Batalha. Quando estiver funcionando, dentro de dois anos, a fábrica beneficiará cerca de 300 mil litros de leite por dia. Legal!

Mobilidade da Barra

A mobilidade urbana da Barra dos Coqueiros foi discutida pelo prefeito Alberto Macedo (MDB), o deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT) e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura de Sergipe, Luiz Roberto. Segundo o parlamentar, a Barra é o município que que mais cresce em Sergipe, merecendo uma atenção especial no quesito mobilidade urbana: “Facilitar e ampliar o deslocamento das pessoas gera desenvolvimento para o município”, disse Garibalde. O prefeito defendeu melhorias na rodovia SE-100 e solicitou a execução de uma obra na Atalaia Nova visando permitir a construção da orla entre o bar de Zé da Ilha até o antigo Hidroviário. Então, tá!

Longe do pleno emprego

Sergipe ainda está longe de alcançar o que os economistas chamam de pleno emprego. Pelo menos é o que revelam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE sobre a taxa de desocupação no segundo trimestre deste ano. Com 10,3% da população desempregada, o estado precisará abrir um grande volume de vagas de trabalho para chegar parte da situação vivida pelos moradores do Paraná (4,9%), Mato Grosso do Sul (4,1%), Santa Cantarina (3,5%), Mato Grosso (3%) e Rondônia (2,4%), que estão bem próximos de alcançar um ambiente de pleno emprego. Misericórdia!

Prefeito ecumênico

Padre por formação, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Inaldo Luis da Silva (PP), trata os pastores evangélicos daquele município a pão de ló. Sempre que pode, o reverendo bate ponto nas igrejas protestantes. No último final de semana, Inaldo e alguns auxiliares prestigiaram o culto da Igreja Internacional da Graça de Deus. Politicamente, o prefeito está correto, pois cerca de 40% dos habitantes de Socorro são evangélicos de carteirinha. Ou seja, Padre Inaldo está de olho grande é nos votos dos irmãos de fé para eleger seu sucessor em 2024. Jesus seja louvado!

Primeiro emprego

O Governo de Sergipe lança, hoje, o Programa Primeiro Emprego (PPE). Na solenidade, agendada para o Teatro Atheneu, será assinado o Projeto de Lei instituindo o PPE e que será apreciado pelos deputados estaduais. Segundo o Executivo, o Programa visa oferecer qualificação técnica para os jovens objetivando facilitar o ingresso no mercado de trabalho. No mesmo evento será assinada uma parceria com o Banese Card para conceder cartão de crédito e cursos de educação financeira aos jovens beneficiados pelo PPE. Ah, bom!

Punidos pela cor

Representantes do movimento negro de Aracaju vão participar, na próxima quinta-feira, da Jornada Nacional de Luta Pelas Vidas Negras, mobilização para reagir aos episódios mais recentes de violência policial e assassinatos de pessoas negras. O protesto ocorrerá simultaneamente em várias cidades brasileiras. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados 47.508 casos de violência, sendo que 76,5% das vítimas eram negras. Elas também representaram 83,1% das mortes de intervenções policiais. Só Jesus na causa!

Casa de farinha modelo

Uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe e a Prefeitura de Arauá viabilizará a implantação naquele município do projeto piloto da casa de farinha modelo. Durante reunião na UFS, o senador Rogério Carvalho (PT) prometeu destinar uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão para o projeto da casa de farinha comunitária. Nem precisa dizer que o prefeito de Arauá, Fábio Costa (SD), saiu da solenidade sorrindo de orelha a orelha. Aff Maria!

Rua do Caga em Pé

É comum em uma cidade haver ruas com nomes típicos, fruto de denominações populares. Em Aracaju não foi diferente. Veja alguns exemplos: rua do Cachorro Assado (atual rua General Chaves, no bairro São José); Rua das Almas (atual rua Dom Quirino); Beco do Punhal (atual rua Nestor Sampaio, no bairro Ponto Novo); Rua dos Músicos (atual rua Pacatuba); Beco Batina do Padre (atual rua São Francisco, no bairro Santo Antônio; Rua do Caga em Pé (atual rua Campo do Brito). Esta última via ganhou tal nome devido a forte presença de urtigas no local. Home vôte!

Obras paralisadas

Os 29 municípios sergipanos que possuem obras paralisadas na área da educação têm até o próximo dia 10 para aderirem ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras Paralisadas da Educação Básica. O prazo foi dado pela conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe, Suzana Azevedo. De acordo com a ilustre, somente em Sergipe são 45 obras públicas identificadas pelo Ministério da Educação que podem finalmente ser concluídas, como escolas, creches e quadras de esportes. Entre os municípios com obras de educação paralisadas estão Itabaiana, Canindé, Nossa Senhora do Socorro, Porto da Folha e Poço Redondo. Crendeuspai!

Lançamento concorrido

Foi pra lá de concorrido o lançamento do livro “O Parque dos Lobos”, de autoria de Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos. Lançado em Lagarto, onde está sendo construída uma unidade de saúde semelhante à de Barretos, o livro trata sobre a experiência do autor com a saúde privada e pública do Brasil. Henrique é um grande defensor do tratamento do câncer. Políticos das mais variadas tendências ideológicas prestigiaram o lançamento e aproveitaram para visitar as obras do Hospital do Amor de Lagarto. Supimpa!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 21 de janeiro de 1910.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *