Prestando contas
28 de junho de 2016
Apesar de muito copiada, a arte de Beto Pezão é inconfundível
28 de junho de 2016
Exibir tudo

Projetos produzem pescado em tanques redes

Mais de 100 famílias produzem cerca de 400 toneladas de peixe/ano nos projetos de piscicultura instalados nas barragens de Jacarecica II, em Areia Branca, e da Ribeira, em Campo do Brito. Sob a coordenação da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), as duas áreas produzem tilápias e tambaquis, dentre outras espécies, que são comercializados principalmente nas feiras livres do interior e fornecidas para redes de supermercados.

N povoado Serra das Minas, em Campo do Brito, funciona a Unidade de Mini-Processamento e um Berçário de Alevinos. Alí, é possível acompanhar todo o processo de criação dos peixes. Localizado na barragem Porção da Ribeira, o projeto de produção de tilápias da Associação de Criadores de Peixes da Barragem de Campo do Brito revela, de forma prática, a viabilidade da piscicultura racional.

O ex-cortador de cana, Everaldo dos Santos, largou a antiga atividade para se dedicar exclusivamente à criação de tilápia. Hoje comercializa sua produção de porta em porta na cidade de Areia Branca e também destina parte dela ao município de Itabaiana. “Foi a melhor coisa que já fiz”, resume o pequeno criador sobre a mudança de atividade. “A Cohidro é um órgão bastante atuante. Sempre que precisamos, ela se faz presente”, conclui Everaldo.

Nos dois projetos da Cohidro a criação é feita em tanques-redes, uma espécie de gaiola onde os peixes vivem numa área delimitada, mergulhados no lago formado pela barragem que, em certos locais, tem até 20 metros de profundidade. Cada gaiola chega a abrigar mais de mil peixes. “A companhia desempenha uma função muito importante, desde a fiscalização do trabalho realizado, o acompanhamento técnico, o apoio logístico e na comercialização”, destaca o piscicultor Agnaldo dos Santos.

 Fonte e foto: Ascom/Cohidro

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *