Estratégia revelada
28 de setembro de 2015
PF apreende uma tonelada de maconha em Sergipe
28 de setembro de 2015
Exibir tudo

Projeto refloresta áreas do Baixo São Francisco em Sergipe

Projeto já plantou mais de 60 mil mudas no Baixo São Francisco

O projeto Águas do São Francisco, executado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), e apoiado Programa Petrobras Socioambiental, está recuperando Áreas de Preservação Permanente em diferentes pontos do Baixo São Francisco. Durante os dois anos e dois meses de realização, foram plantadas mais de 60 mil mudas beneficiando a mais de 4 mil pessoas de comunidades ribeirinhas.

O projeto atua no reflorestamento, por meio de plantio de mudas e condução da regeneração natural; e no monitoramento ambiental, para possibilitar a identificação dos efeitos do desmatamento e das mudanças de uso do solo nos processos hidrológicos. O monitoramento engloba  as  Áreas de Preservação Permanente (APP’s) nas bacias hidrográficas dos rios Betume ,em Neópolis, Pacatuba e Ilha das Flores, e Jacaré-Curituba,entre Poço Redondo e Canindé do São Francisco. Cerca de 36 hectares na região do Baixo do São Francisco receberam as mudas de  28 espécies nativas da Mata Atlântica e Caatinga.

Para complementar o processo, houve a  instalação de duas estações meteorológicas, a fim de estabelecer o regime pluviométrico e meteorológico das bacias hidrológicas.

O Águas do São Francisco também atua promovendo a educação ambiental entre os assentados e irrigantes em comunidades do Baixo São Francisco, garantindo a regularização da produção de água, por meio do equilíbrio ambiental e do uso sustentável de recursos naturais.

Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *