Justiça explica sobre Operação Navalha
26 de agosto de 2015
Sergipe tem um PM para cada 412 habitantes
26 de agosto de 2015
Exibir tudo

Nova Lei agiliza leilão de carros apreendidos

Laércio diz que a nova lei vai ajudar a esvaziar os pátios do Detrans

Em todo o Brasil é grande o número de carros abandonados nos pátios dos Departamentos de Trânsito, que se deterioram com o tempo e apenas ocupam espaço. O Projeto do deputado federal Laércio Oliveira que facilita o leilão de veículos apreendidos foi sancionado. A Lei 1316/2015 foi publicada nesta quarta-feira, 26, pela Presidência da República.

De acordo com Laércio Oliveira, o texto altera o Código de Trânsito Brasileiro para facilitar a doação e a venda de sucatas de veículos abandonadas nos pátios dos Detrans. Com a mudança, será reduzido de 90 para 60 dias o prazo para que os veículos não reclamados sejam avaliados e levados a leilão. A lei também estabelece regras para o arremate e define o tempo máximo de seis meses para cobrança de permanência em depósito.

Outra mudança prevista no texto é a exigência, para que o veículo seja liberado, de reparo de componentes ou equipamentos obrigatórios que não estiverem em perfeitas condições. E também diferencia os veículos aptos a trafegar e os classificados como sucata. O veículo conservado que não for arrematado depois de dois leilões será leiloado como sucata. Os veículos leiloados como sucata não podem voltar a circular.

Laércio lembrou que a lei é muito importante porque a superlotação dos pátios gera problemas como incêndios, vazamentos de óleo e proliferação de roedores e insetos, especialmente mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Além disso, a demora no leilão faz com que os veículos estejam mais deteriorados, o que reduz os valores a serem apurados em leilão.

Laércio afirma que inicialmente o projeto tinha o objetivo de permitir que esses veículos fossem doados para os Conselhos Tutelares e instituições filantrópicas que prestam assistência a crianças, adolescentes e a idosos, mas o texto sofreu alterações na sua tramitação e se limitou ao objetivo de liberar espaço público ocupado por veículos que não são reclamados pelos proprietários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *