Anvisa proíbe venda do gel Manteiga de Suruci
14 de setembro de 2015
Prefeitura de Socorro fará cortes para enfrentar crise
15 de setembro de 2015
Exibir tudo

Projeto Livros nas Praças vai permanecer em Aracaju até dia 25

ônibus Biblioteca já foi visitado por 165 estudantes

Um ônibus transformado em biblioteca está em Aracaju. Em comemoração aos seus 45 anos, a Estácio trouxe para a capital de Sergipe o projeto Livros nas Praças, que promove o acesso à cultura e à informação para a população de Aracaju pelas próximas duas semanas. Até o próximo dia 25, a biblioteca sobre rodas vai estar na Praça Eronildes de Carvalho, no bairro Salgado Filho, com empréstimo gratuito de livros das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. O projeto é patrocinado pela Estácio por meio de lei de incentivo federal.

Para Claudia Andrade, coordenadora da empresa Korporativa Marketing Cultural, o objetivo do Livros nas Praças, que nasceu no Rio de Janeiro há quatro anos, é incentivar o hábito da leitura através do acesso aos livros. “Queríamos levar leitura para os locais onde não existem bibliotecas. Não ter uma biblioteca com diversidade de títulos e a possibilidade de empréstimo é uma barreira hoje em dia. A itinerância do Livros nas Praças quer justamente quebrar essa barreira. Com o ônibus, conseguimos adaptar o espaço à nossa necessidade. Os visitantes podem ler dentro do ônibus, que foi completamente adaptado para o projeto e possui acessibilidade para pessoas com deficiência”.

 Para auxiliar os leitores, o espaço conta com a presença de três profissionais: dois monitores literários e uma coordenadora, todos formados na área de literatura. São esperadas em torno de 250 pessoas por dia. Somente ontem, 165 estudantes e pessoas da comunidade visitaram a biblioteca.

O acervo conta com dois mil títulos, entre livros infantis, juvenis e adultos. Cerca de 70% do acervo são de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Pedro Bandeira e Monteiro Lobato. Além disso, há 60 livros infantis em braile, alguns com ilustração e áudios, 30 em braile para adultos e ainda 50 livros em homenagem às culturas afro-brasileira e indígena.

Segundo Paulo Rafael Nascimento, diretor da Faculdade Estácio de Sergipe, o acesso aos livros pode mudar o futuro de um país. “A missão da Estácio é educar para transformar. E a leitura é um dos melhores hábitos que crianças e jovens deste país devem adotar para se tornarem cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel na sociedade. Neste sentido, a vinda do projeto Livro nas Praças, como parte das comemorações pelos 45 anos da Estácio, é muito bem-vinda”, disse.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro e pelo IBOPE, com foco em medir intensidade, forma, motivação e condições de leitura da população brasileira, 18% dos brasileiros não têm acesso a bibliotecas e 75% afirmam não ter o hábito de frequentá-las.

Aracaju é a segunda cidade do Nordeste a receber o ônibus-biblioteca da Estácio. Em Salvador, primeira parada do ônibus, mais de mil e quinhentas pessoas, entre crianças, jovens e adultos, puderam aproveitar a estrutura da biblioteca e interagir ainda mais com o mundo dos livros. O ônibus termina o tour pelo Nordeste em Maceió, onde fica de 28 de setembro a 9 de outubro.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *