Sergipe e suas belezas
31 de outubro de 2015
Brasil terá que disputar vaga para Jogos Olímpicos
31 de outubro de 2015
Exibir tudo

Professores de Estância entram em greve na terça-feira

Professores não aceitam retomar as aulas presenciais

Professores e demais servidores da educação decidiram, em assembleia unifica, entrar em greve por tempo indeterminado. A deliberação foi feita após a secretária municipal de educação de Estância, Maria José, colocar que não havia condições de pagar todos os servidores da secretaria o salário de outubro, no dia 30/10. Além disso, a secretária trouxe a proposta de dividir o pagamento dos salários dos servidores, mais uma vez .

Professores e servidores da educação, representados pelos seus respectivos sindicatos SINTESE e SINDISEME, se reuniram em audiência com o prefeito de Estância, Carlos Magno (PCdoB). O prefeito havia se comprometido a dar uma resposta às categorias sobre o recebimento de salário dentro do mês trabalhado e o pagamento das férias de junho de 2015 dos professores, na quarta-feira, 28.

Pouco antes da assembleia unificada dos servidores da educação, a secretária Maria José, levou aos representantes do SINTESE e do SINDISEME a resposta do prefeito: dividir o pagamento dos trabalhadores da educação.

Greve unificada

A prefeitura de Estância adotou, ao longo dos últimos meses, uma postura de desprezo diante dos servidores da educação. O prefeito paga aos servidores de todas as secretarias normalmente, mas quando é a vez da educação os salários são pagos com atraso. Além de pagar fora do mês trabalhado, a prefeitura divide os trabalhadores da secretaria de educação, paga alguns no dia 30 (mês trabalhado) e os demais entre os dias 10 e 11 (do mês subsequente).

“Novamente o prefeito quer subdividir as categorias de trabalhadores da educação, nos pagando em datas distintas. Esta é uma clara ação que visa colocar trabalhador contra trabalhador e desunir as categorias, mas não vamos aceitar esta crueldade. Durante a nossa assembleia decidimos que iremos manter a greve até que todos os servidores da educação (professores, motoristas, merendeiras, porteiros, auxiliares administrativos, executores de serviços básicos) recebam os seus salários. Permaneceremos unidos na luta por nossos direitos”, afirma a diretora do SINTESE e professora da rede municipal de Estância, Leila Angélica.

Alimentação e limpeza

O cardápio que estabeleceu a alimentação escolar das unidades de ensino de Estância é inadequado, composto por alimentos de baixo teor nutricional, que descumprem o estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.  Em algumas escolas a alimentação se quer está sendo servida

A falta de materiais básicos limpeza também é constantes nas escolas da rede municipal, o que prejudica a higienização de salas de aula, banheiros e espaços comuns das unidades de ensino e torna as condições de trabalhos dos executores de serviços básicos difíceis.

Fonte: Sintese

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *