Aracaju sem água nesta terça
14 de dezembro de 2015
Ferreiro, uma profissão milenar que está em extinção
15 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Professora Sônia Meire é a mais nova cidadã de Sergipe

Professora Sônia Meire (D), recebe o Título das mãos dos deputados Luciano Bispo e Ana Lúcia

A professora doutora em Sociologia Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus recebeu, nesta segunda-feira (14), o Título de Cidadã sergipana. A entrega da homenagem aconteceu durante sessão especial da Assembleia Legislativa de Sergipe. A propositura é de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT). A mais nova cidadã de Sergipe nasceu em São Paulo, mas reside em Aracaju há mais 33 anos, tendo, inclusive, sido candidata a governadora do Estado em 2014, obtendo 46.346 votos (4.61%).

“Boa noite, meu senhor e minha senhora, peço licença para nessa casa entrar[…]”. Recitando um trecho do reisado, a professora Sônia Meire iniciou seu discurso na tribuna do Parlamento, após receber a honraria das mãos da deputada Ana Lúcia e do presidente do Legislativo, deputado Luciano Bispo (PMDB).

Prosseguindo o discurso, a homenageada disse ser “com muita alegria que recebo este Título. Ele representa uma vida de 33 anos de dedicação e aprendizado com o povo sergipano”. A professora Sônia relembrou quando chegou a Sergipe aos 19 anos de idade, tendo aqui se constituído como pessoa, profissional e militante política.

Ainda sobre o Título de Cidadania, a professora Sônia Meire se mostrou orgulhosa por ter seu trabalho reconhecido pela Assembleia Legislativa. “Entendo que o trabalho não é fruto apenas do esforço individual, da compreensão, mas é de um coletivo muito maior que e é como eu me sinto hoje. Esse título não pertence só a mim, eu dedico ao povo sergipano”,

A deputada Ana Lúcia fez o discurso de saudação, lembrando toda a trajetória da homenageada. Para a parlamentar, Sônia Meire já é cidadã sergipana porque aqui reside, constituiu família, produz e coloca a disposição da população todo o seu conhecimento. “Hoje, a Casa a reconhece coma cidadã de direito”, declarou.

Ao encerrar a solenidade o presidente da Assembleia, Luciano Bispo, parabenizou a homenageada. “Parabenizo pela pessoa que você é e pela sua dedicação. Você dividiu o que Deus lhe deu com os mais necessitados. Isso é de uma honra imensa. Gosto das pessoas que fazem política com muita luta e honestidade”, frisou se referindo à militância da nova cidadã sergipana, que é filiada ao PSOL.

A homenageada

Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus é graduada pelo departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (1986), mestra em Educação pela UFS, (1997), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFS tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Transdisciplinares em Educação. Membro da Comissão Pedagógica Nacional do PRONERA desde 1998 INCRA/MDA.

A nova cidadã sergipana também é parecerista Ad hoc CNPq e de outras universidades brasileiras. Coordena pesquisas financiadas pela CAPES, CNPq e INEP. Coordena o Observatório da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, consorciado com UnB e a UFRN. Desenvolve pesquisas com a Universidade de Cádiz-Espanha e coorienta estudantes brasileiras nas Universidades de Valiadollid e Espanha.

Fonte e foto:Ascom/Alese

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *