Sergipe é o pior do Nordeste em geração de empregos
27 de março de 2024
Financiamentos com FGTS Futuro vão começar no próximo mês
28 de março de 2024
Exibir tudo

Procissão do Fogaréu será hoje em São Cristóvão

Cerca de 250 homens percorrerão as ruas em uma procissão iluminada por tochas

A cidade de São Cristóvão,  localizada na Grande Aracaju, promove, nesta quinta-feira (28), a Procissão do Fogaréu, marcando as celebrações da Semana Santa. Um dos mais importantes eventos religiosos de Sergipe, o cortejo será antecedido por uma missa celebrada às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora da Vitória, na Praça da Matriz. Após a missa, às 20 horas, cerca de 250 homens percorrerão as ruas do Centro Histórico em uma procissão iluminada por tochas.

A Procissão do Fogaréu foi levada para São Cristóvão pelos franciscanos portugueses

O percurso passará pelas praças do Carmo e São Francisco e, durante a passagem dos fiéis, serão encenados atos da Paixão de Cristo, incluindo a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição de Cristo e a condenação de Jesus.

Promovido de forma independente, o evento religioso é realizado por uma comissão conhecida como G12, um grupo formado por homens que encenam os momentos predecessores à crucificação de Jesus. A Prefeitura de São Cristóvão mantém o compromisso com o fortalecimento dos eventos tradicionais da cidade, que é um conhecido polo de turismo religioso, e oferece apoio logístico, estrutura e divulgação.

A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos franciscanos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular ocorria ininterruptamente. Entre 2019 e 2022, no entanto, a organização do evento foi suspensa, por conta da pandemia da covid-19 e retomada no ano passado.

Fonte e fotos: Secom/PMSC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *