Empresários conhecem projetos para São Cristóvão
7 de agosto de 2017
ITPS fiscaliza EPIs no comércio varejista de Aracaju
7 de agosto de 2017
Exibir tudo

Prefeitura mostra avanços na saúde de Aracaju

Até maio, a Secretaria já realizou 783.403 ações de promoção e prevenção em saúde

Dados compilados pelo Núcleo de Controle Avaliação Auditoria e Regulação (Nucaar) sinalizam como positivo o trabalho  realizado pela Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS) visando garantir um serviço de qualidade ao cidadão. Segundo a assessoria de comunicação da SMS, nos primeiros meses de gestão, já foram alcançados números expressivos. Muitos dos serviços sob a responsabilidade da Secretaria nesse tempo já ultrapassaram os realizados em todo o ano de 2016. Até maio, a Secretaria já realizou 783.403 ações de promoção e prevenção em saúde, número nove vezes maior do que os 81.012 registrados no último ano da gestão passada.

A Ascom revela que “essas ações são fundamentais para o bom funcionamento estratégico da saúde de um município. Elas fazem parte de programas que objetivam a promoção da saúde, a prevenção de riscos, o combate aos agravos de doenças e garantem, por consequência, a melhora da qualidade de vida da população. Os trabalhos são realizados com frequência nas Unidades de Saúde da Família (USF) e contam com diversos profissionais da área da saúde que realizam exames e proferem palestras para conscientização da população”.

Prossegue a Assessoria informando que, “além do importante trabalho para prevenção e redução de danos, outros serviços também mostraram números animadores. É o caso do número de procedimentos para transplante de órgãos, tecidos e células liberados nesses cinco meses: foram 316, um crescimento de aproximadamente 14% em relação ao registrado em todo o ano de 2016, que contou com 276 liberações. O esforço é grande para disponibilizar para os cidadãos aracajuanos o seu direito a uma saúde de qualidade”.

Situação crítica

Finalmente, o texto da comunicação da Saúde diz que a restauração dos serviços de saúde está ligada a um esforço enorme em reverter o quadro deixado pela gestão passada. “O esforço tem sido grande. Gerir sem dinheiro e com dívida é um grande problema para qualquer gestor. Estamos buscando, através de planejamento e ações , tornar eficiente o que já temos. Por exemplo, nós temos feito planejamento para atuar na parte de infraestrutura das unidades, dentro de um contrato de manutenção já existente, sem criar gastos novos”, afirma a  secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Levando em consideração todos os serviços ofertados na rede municipal de saúde, houve uma melhora percentual de 24,1% no número de procedimentos aprovados e disponibilizados. Se em 2016 um número 2.200.076 de serviços puderam ser utilizados pela população, em 2017 o montante chegou a 2.730.514.  “Com a continuidade desse trabalho firme ainda mais cidadãos aracajuanos poderão contar com o sistema de saúde do município”. conclui a Ascom.

Texto e foto: Ascom/SMS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *