Leia o resumo dos jornais desta quinta
26 de outubro de 2017
Abraço de afogados
26 de outubro de 2017
Exibir tudo

Prefeito de São Paulo doa obras raras ao Tribunal de Contas

Prefeito João Dória Júnior fará palestra sobre drogas no Tribunal de Contas

A passagem do prefeito de São Paulo, João Doria Junior (PSDB), pelo Tribunal de Contas de Sergipe nesta sexta-feira (27), tem uma importância institucional para o órgão. O político tucano entregará em mãos ao presidente do TCE, Clóvis Barbosa, três obras raras que integram o acervo da Biblioteca Mário de Andrade, na capital paulista. A doação é fruto de uma parceria institucional entre o Tribunal e a Prefeitura de São Paulo. Dória também fará palestra no TCE sobre combate às drogas.

Na apresentação que fez para a edição das publicações, Clóvis Barbosa detalha alguns aspectos dos livros. O “Álbum de Sergipe – 1820-1920”, 333 páginas, de 1920, foi publicado por Clodomir Silva por ocasião do primeiro centenário da emancipação política do estado. Na verdade, fala de Sergipe desde a doação da terra e colonização, a partir de 1534, aprofundando nos detalhes da história daqueles 100 anos.

“É uma publicação caprichada e rica em informações sobre a administração do Estado, os municípios, faz uma cronologia da imprensa sergipana e cita os homens públicos que inscreveram seus nomes na história. É criticado pela academia por alguns aspectos históricos e historiográficos. Mas o ‘Álbum de Sergipe’ de Clodomir Silva é uma obra rara e de inegável valor para a compreensão da formação de Sergipe”, observa.

Já o “Álbum photographico de Aracaju”, 47 páginas (40 delas de fotografias), edição da Casa Amador, de janeiro de 1931, é uma coletânea de belas imagens da cidade no alvorecer do século XX, com suas localidades, logradouros e prédios históricos, e a arquitetura eclética bem própria das repartições públicas da jovem capital. E há vistas panorâmicas de uma Aracaju ainda no início da sua construção, mas já se desenhando em torno dos seus palácios, casas e praças.

“Mas é a ‘Província de Sergipe’, com apenas 14 páginas, de 1870, a obra que chama mais atenção justamente pelo seu valor histórico. Ali estão provavelmente os dez mais antigos registros fotográficos de paisagens sergipanas, com destaque para o movimentado Porto de Aracaju, que ficava na ‘Foz do Cotinguiba’, ancorado na balaustrada da Rua da Frente”, informa Clóvis Barbosa.

O álbum “Província de Sergipe” não possui autoria conhecida, mas antes de chegar à Seção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Mário de Andrade, da Prefeitura de São Paulo, pertenceu ao paulista Barão Homem de Melo (1.5.1837 – 4.1.1918), que foi presidente das províncias do Ceará, do Rio Grande do Sul e da Bahia.

“Desde o dia 5 de setembro, quando nos encontramos no seu gabinete na Prefeitura de São Paulo e expus a ele o interesse de Sergipe, através do Tribunal de Contas e outras instituições envolvidas, de possuir a guarda de cópias idênticas desse acervo iconográfico, algo fundamental para a preservação da memória cultural do nosso povo, João Doria se mostrou sensível ao nosso apelo e imediatamente garantiu que faria a impressão das obras, dando esse presente a Sergipe. Presente, aliás, que deve ser muito caro a ele próprio, um descendente da família Costa Doria, de Estância”, lembra Barbosa.

“Também não posso deixar de agradecer ao conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Edson Simões, e ao secretário de Educação de Sergipe, Jorge Carvalho do Nascimento, pelo apoio indispensável à concretização desse projeto”, conclui o presidente do TCE.

 Fonte: TCE/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *