Nativille poderá ter que recolher 12 milhões de litros de leite
20 de junho de 2023
Diretor da Emurb, Geraldo Santana, morre vítima de câncer
20 de junho de 2023
Exibir tudo

Prefeito de Aracaju prefere remar contra a maré

Por Adiberto de Souza *

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), é um dos poucos políticos com base na capital sergipana que evita discutir sobre a sua sucessão.  Enquanto os caciques e cabos eleitorais aproveitam os festejos juninos para iniciar as tratativas em torno das eleições de 2024, o pedetista prefere tratar sobre outros temas, de preferência da administração municipal. Mesmo quando questionado a respeito da disputa do próximo ano, Edvaldo muda o rumo da prosa, prometendo só voltar a ela quando 2024 der as caras por estas paragens. Vale ressaltar que esse fastio do prefeito sobre as eleições é apenas publicamente. Claro que ele tem tratado nos bastidores a respeito do tema, analisado com aliados próximos os nomes dos prováveis candidatos majoritários. Quanto a não querer falar em público sobre a própria sucessão, Nogueira está certíssimo. Qualquer um na posição dele remaria contra essa maré. Político experiente, o prefeito sabe que o seu mandato começará a minguar tão logo a campanha eleitoral ganhe as ruas, praças e avenidas de Aracaju. Marminino!

O vento é culpado

O vento é o grande culpado pelos danos causados às vítimas dos sprays de pimenta lançados pela Polícia na multidão que tentava entrar, quinta-feira passada, no Arraiá do Povo, em Aracaju. Esta versão é de ninguém menos do que o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Ouvido pela rádio jovem Pan, o fidalgo insinuou que o vento foi o responsável pelo mal estar que os artefatos causaram nos populares. Segundo Mitidieri, a Polícia apenas jogou o spray de pimenta no chão, só que o danado do vento propagou a fumaça tóxica no ar e as pessoas acabaram respirando. Durmam com um barulho desses!

Brincando de turismo

Entra e sai governo sem que a política de turismo em Sergipe deixe de ser amadora. Embora animados, os nossos festejos juninos perdem em preferência para as festas idênticas de Caruaru e Campina Grande. No estado, só a Aracaju e Canindé do São Francisco possuem estrutura para receber turistas que, em sua maioria, ainda têm a capital sergipana como uma cidade de passagem para Salvador, Maceió e Recife. Ademais, a rede hoteleira da capital sergipana cobra os olhos da cara e, com raras exceções, o serviço de bares e restaurantes é péssimo. Para se ter uma ideia, não há em Aracaju um único ônibus com ar refrigerado para transportar o turista confortavelmente até os pontos turísticos da cidade. Assim também já é demais também!

Leite condenado

A depender do Ministério Público de Sergipe, a empresa sergipana Nativille terá que recolher imediatamente do mercado cerca de 12 milhões de litros de leite. Para tanto, o MPE já ajuizou uma Ação Civil Pública. Os produtos visados são o leite UHT integral, leite UHT desnatado e soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40%. Na semana passada, a Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso desses produtos, por terem sido produzidos sem a devida autorização do Ministério da Agricultura. A Nativille informou que já iniciou o recolhimento voluntário do leite, conforme estabelece a legislação sanitária. Misericórdia!

Batendo ponto

O presidente do PSB sergipano, Valadares Filho, bateu ponto, ontem, na Secretaria-Geral da Presidência da República, onde começou a trabalhar como assessor do ministro Márcio Macedo. Segundo Vavazinho, ambos tiveram “uma reunião bastante produtiva”. O novo assessor disse estar bastante animado e empenhado para trabalhar por Sergipe e pelo Brasil. Também ontem, os dois participaram do PPA Participativo em Belém, evento que objetiva planejar o país para os próximos quatro anos, ouvindo a população e os movimentos sociais. Então, tá!

Luto

Será sepultado hoje, em Itabaiana, o corpo do engenheiro civil Geraldo Santana Oliveira, 58 anos. Ele era diretor da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), lamentou o falecimento do amigo, “um grande profissional, um servidor dedicado, que deu grande contribuição a nossa gestão, como vice-presidente e diretor de obras da Emurb”. O corpo de Geraldo Santana está sendo velado no Velatório Santo Antônio e Almas, em Itabaiana. Descanse em paz!

Mexendo no arcabouço

O senador Laércio Oliveira (PP) acredita que o Senado alterará o Projeto de Lei de arcabouço fiscal do governo federal. O pepista fez a afirmação ao falar sobre a reunião de hoje da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para apreciar a propositura que institui o novo arcabouço fiscal. “A regra precisa mostrar de onde virão os recursos para os gastos que o Brasil precisa. A equação não está fechando. Não é realista a previsão e a gente precisa discutir isso aqui no Senado”, afirma Laércio. Ah, bom!

Título verde oliva

O general do Exército Marcelo Arantes Guedon é o mais novo cidadão sergipano. Em sessão solene na Assembleia, o fardado recebeu a honraria conferida graça a projeto de autoria do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD). O militar homenageado com a cidadania de Sergipe atua na 6ª Região Militar, comando que engloba o 28º Batalhão de Caçadores, com sede em Aracaju. O general se disse honrado com o Título: “É um orgulho ser cidadão sergipano”, frisou. Segundo o militar, o presidente da Assembleia, Jeferson Andrade, “teve a gentil iniciativa e a demonstração de apreço pelas nossas Forças Armadas e em particular ao Exército”. Aff Maria!

Conversa fiada

A ex-vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), negou que tenha participado de uma reunião com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) e o secretário municipal de Comunicação da capital, jornalista Carlos Cauê. Ouvida pelo blog Primeira Mão, a petista, que atualmente coordena o Programa Bolsa Família, disse que “nunca existiu essa reunião, não sei de onde tiraram essa informação”. Eliane deixou claro que a informação divulgada pelas redes sociais não passa de boato, conversa mole de quem não tem o que fazer. Home vôte!

Desmonte do Ipesaúde

A vereadora aracajuana Ângela Melo (PT) está preocupada com o futuro do Ipesaúde por conta da aprovação do Projeto de Lei diminuindo a prestação de serviços e reajustando em 50% a contribuição paga pelos servidores. A propositura do Executivo reduziu o amparo à saúde do funcionalismo estadual ao limitar em 12 consultas médicas anuais e a apenas 10 atendimentos de urgência e emergência. No entendimento da vereadora, “o desmonte do Ipesaúde é parte de um pacote de maldades que o governador Fábio Mitidieri tenta implementar contra as servidoras e os servidores públicos”. Crendeuspai!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 2 de dezembro de 1945.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

1 Comment

  1. Vendos os criterios usados pela Alese para distribuir titulos de cidania sergipana, sinto saudades do Ex-deputado estadual Jonas Amaral, imagine se fosse vivo quantos animais além daquele urubu já teriam recebido titulos de cidadania em Sergipana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *