Deve chover em Sergipe até quinta-feira
20 de junho de 2023
Prefeito de Aracaju prefere remar contra a maré
20 de junho de 2023
Exibir tudo

Nativille poderá ter que recolher 12 milhões de litros de leite

Lote do leite UHT integral da Natville teve comercialização suspensa pela Anvisa

A depender do Ministério Público de Sergipe, a empresa Nativille deve recolher imediatamente do mercado cerca de 12 milhões de litros de leite produzidos per ela. A empresa tem sede no município sergipano de Nossa Senhora da Glória. Visando o recolhimento do alimento, o MPE ajuizou uma Ação Civil Pública e aguarda o seu acatamento pelo Poder Judiciário. Os produtos visados são o leite UHT integral, leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos seguintes produtos da marca sergipana Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda. A medida foi publicada por meio da Resolução RE 2.146, de 15 de junho de 2023. Também foi publicado o recolhimento voluntário desses produtos.

Segundo a Anvisa, por meio de uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi verificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria sem a devida autorização do Ministério. Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.

A Anvisa informa ainda que também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança. A empresa Laticínios Santa Maria Ltda já iniciou o procedimento de recolhimento voluntário, conforme estabelece a legislação sanitária.

A posição da empresa

A empresa Laticínios Santa Maria Ltda, responsável pela produção do leite e do soro, informou que que desde o dia 17 de maio último, suspendeu a comercialização dos lotes indicados pela Agência e que, de forma espontânea, implementou um programa de recall para recolhimento e substituição dos itens.

Quanto aos produtos industrializados após essa data, a empresa disse que eles não fazem parte da determinação do órgão. A Natville reafirmou ainda o compromisso em entregar aos seus clientes produtos com qualidade e segurança alimentar. E acrescentou que medidas administrativas e judiciais já estão sendo adotadas.

Fontes:PME e Anvisa

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *