Leia o resumo dos jornais desta segunda
6 de junho de 2016
Planos de saúde reajustados
6 de junho de 2016
Exibir tudo

Por um fio

O mandato do presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), está por um recurso judicial, que dificilmente será acatado. O próprio parlamentar admite ser gravíssima sua situação política, pois terá que reverter nada menos do que uma decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É tão certa a cassação de Luciano que até seus aliados já tratam nos bastidores sobre o bota fora dele. Primeira suplente, a ex-deputada Conceição Vieira (PT) deve ser exonerada da chefia do Escritório de Sergipe em Brasília para aguardar a hora de ocupar a vaga deixada por Bispo. A cassação do peemedebista vai obrigar o Legislativo a fazer uma nova eleição para a futura Mesa Diretora (2017/2018), que foi eleita antecipadamente mantendo Luciano na presidência. Por fim, a depender de quando o recurso será julgado, a inelegibilidade do deputado terá forte repercussão nas eleições deste ano em Itabaiana, onde o irmão dele, Roberto Bispo (PMDB), é pré-candidato a prefeito. Aguardemos, portanto!

Panos pás mangas

Ainda vai dar muito o que falar a detenção do juiz de Direito Cláudio Bahia Felicíssimo, conduzido à delegacia após brigar com um garçom. A Associação dos Magistrados de Sergipe vai propor à Secretaria da Segurança Pública que investigue a “responsabilidade penal” do escrivão Antônio Moraes. O moço criticou o delegado porque este não lavrou o flagrante do juiz. O delegado-geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, discorda de Moraes: “A Lei da Magistratura impede a prisão em flagrante de juiz, salvo no caso de crime inafiançável”.

Passando a limpo

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto, e o médico José Carlos Pinheiro foram convidados para depor na Comissão Estadual da Verdade. Nenhum dos dois respondeu ainda se aceita o convite. Ambos foram citados em mais de 15 oitivas da Comissão. Como se trata de convite e não de convocação, a expectativa é que Ayres de Britto e Carlos Pinheiro queiram colaborar para o esclarecimento de muitas questões até agora sem respostas. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Abaixo o estupro

“É preciso que o estupro pare de ser visto como episódico e como violência praticada apenas entre um indivíduo e outro, e seja reconhecido como um crime que envolve muito mais do que seu agressor direto. É preciso ensinar os homens a respeitar, e não as mulheres a temer! Só assim conseguiremos superar a cultura do estupro”. Este é um trecho de nota pública assinada pela deputada estadual Ana Lúcia (PT).

Economia em debate

E quem faz palestra hoje na Universidade Federal de Sergipe é Otaviano Canuto, diretor executivo do FMI. Marcada para às 16h, a conferência tratará sobre os “Desafios do desenvolvimento brasileiro: a armadilha da renda média”. A palestra de Canuto faz parte de Seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFS. Participe!

Pires nas mãos

E o governador Jackson Barreto (PMDB) vai participar quarta próxima, em Brasília, da reunião do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), com todos os governadores. Na pauta a renegociação da dívida dos estados. Os gestores querem um prazo de 20 anos para pagar à União, com carência de dois anos. A rolagem da dívida dos estados também será tema de encontro, marcado para a semana que vem, com o presidente biônico, esse chefe de governo tão temerário.

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais foram os vereadores que aprovaram o exagerado aumento do IPTU em Aracaju? Só para lembrá-lo, eis a relação dos inimigos do povo: Anderson de Tuca, Robson Viana, Dr. Agnaldo Feitosa, Adelson Barreto Filho, Manoel Matos, Valdir Santos, Renilson Felix, Dr. Gonzaga, Ivaldo José, Augusto do Japãozinho, Jailton Santana, Adriano Taxista e Agamenon Sobral. Coube ao presidente da Câmara, Vinícius Porto, o papel de orientar os outros a votarem contra o povo. Lembre-se destes suplicantes nas eleições de outubro.

Zé ninguém

O líder ficha suja do governo temerário, deputado federal André Moura (PSC), nega o desejo de implodir uma possível candidatura de Manoel Sukita (PTN) a prefeito de Japaratuba. Em mensagem enviada ao jornalista Gilmar Carvalho, Moura tira onda: “Não tenho tempo para perder nas minhas funções de líder de um governo com Sukita. Era só o que me faltava. Parece até brincadeira! Afinal, qual é mesmo o partido dele ????”. Aff, Maria!

Há vaga

Treze juízes de Direito estão disputando a vaga de desembargador aberta com a aposentadoria do doutor Cláudio Dinart Déda Chagas. Concorrem pelo critério de merecimento os magistrados João Hora Neto, Maria Angélica França e Souza, José Pereira Neto, José Anselmo de Oliveira, Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, Maria da Conceição da Silva Santos, Bethzamara Rocha Macedo, Marcel de Castro Britto, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, Manoel Costa Neto, Áurea Corumba de Santana, Gardênia Carmelo Prado e Sérgio Menezes Lucas.

Sergipe no Rio

Quem for ao Rio de Janeiro deve visitar a exposição das obras do artista plástico sergipano Artur Bispo do Rosário. Batizada de “Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras”, a mostra pode ser apreciada no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea. Estão expostos oito estandartes, que foram vistos juntos uma única vez há 30 anos, além de peças bordadas nas décadas de 1960 e 1970 por Bispo do Rosário. Prestigie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *