Aberto de Sinuca acontece em Aracaju a partir dessa quinta
31 de janeiro de 2024
Mega-Sena sorteia hoje R$ 83 milhões
1 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Polo Carmópolis deve quintuplicar a produção de óleo

Gerente Philipe Passos está otimista com o aumento da produção do Polo Carmópolis

A Carmo Energy trabalha para produzir 20 mil barris/dia de petróleo até 2032 nos campos do Polo Carmópolis, quase cinco vezes o volume de extração registrado quando assumiu as operações na Bacia de Sergipe, em dezembro de 2022. Também estão nos planos estudos para monetizar a produção de gás natural das concessões, segundo informou o gerente regulatório da Carmo, Philipe Passos.

Parte do grupo Cobra Instalaciones y Servicios, a companhia comprou os ativos terrestres em 2021 no processo de desinvestimentos da Petrobras por US$ 1,1 bilhão. Quando a Carmo assumiu o polo havia 452 poços em atividade, com uma produção média de 3,9 mil barris/dia. Depois de um ano de investimentos iniciais, que focaram sobretudo na reabertura de poços, a produção média da companhia está em 7,9 mil barris/dia, por meio de 800 poços.

A intenção da Carmo é voltar a produzir 10 mil barris/dia ainda no primeiro semestre de 2024. O nível é próximo aos 10,9 mil barris/dia de petróleo e 72,9 mil m³/d de gás natural que os ativos produziam quando a Petrobras anunciou a venda, em 2020. O nível de extração caiu em meio ao processo de venda e às interdições realizadas durante a cessão do ativo.

Da produção total, cerca de 60% vem do campo de Carmópolis, principal ativo do polo. Localizado a cerca de 50 quilômetros de Aracaju, em município homônimo, Carmópolis é um dos campos mais antigos do país, em produção desde 1963, além de ser também uma das áreas terrestres com maior produção no Brasil.

Fonte: Site epbr (Foto: Divulgação)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *