Taxa de desemprego caiu para 7,4%
31 de janeiro de 2024
Polo Carmópolis deve quintuplicar a produção de óleo
1 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Aberto de Sinuca acontece em Aracaju a partir dessa quinta

Entre os competidores estarão 20 atletas de alto rendimento

De quinta-feira (1º) agora até o próximo domingo (4), Aracaju recebe o 2º Aberto de Sinuca – Six Red. O torneio acontecerá no Shopping Jardins, em Aracaju, e reunirá 128 atletas de todo o Brasil. Todas as famílias estão convidadas a assistir às disputas que serão realizadas em oito mesas localizadas na Praça de Eventos Ipê e no Espaço Jardins, próximos à loja Riachuelo.

As partidas acontecerão, das 9h às 22h (até sábado) e das 12h às 20h (domingo), sendo transmitidas, ao vivo, em telas instaladas nos locais da competição. O acesso da plateia e torcedores será gratuito. 14 atletas representarão Sergipe no torneio, dentre eles, Gabriel Santana. O cabeça-de-chave número 14 do II Aberto de Sinuca é considerado um dos 20 melhores do Brasil, eleito em votação entre os atletas.

Entre os competidores estarão 20 atletas de alto rendimento – campeões ou ex-campeões brasileiros – como Igor Figueiredo, Fábio Luersen e Noel Rodrigues. O principal destaque é Igor Figueiredo, apontado como o favorito do torneio. O carioca de 46 anos é considerado o maior atleta da história da sinuca no Brasil. Em 2023, ele venceu pela 17ª vez o Campeonato Brasileiro de Sinuca.

Já o paranaense Fábio Luersen é o atual vice-campeão do Pan-americano de Snooker e atual campeão do Aberto de Sinuca, que teve a sua primeira edição realizada em 2023.

Outro destaque é Noel Rodrigues. Aos 51 anos, o paranaense soma diversas conquistas: campeão sul-americano invicto (1999); octacampeão brasileiro; 17 vezes campeão da Copa Brasil; 17 vezes campeão paranaense e bicampeão dos Jogos Abertos do Paraná. Em 1988, ele entrou para o Guiness Book por ter conseguido a pontuação perfeita em uma partida com regras da six red em campeonato realizado em Vitória da Conquista, na Bahia.

Six Red

Criada nos anos de 1870, a sinuca é bastante praticada no Brasil de forma recreativa, mas nos anos 1980, Rui Chapéu ajudou a mudar a imagem do esporte no país. O campeão fez escola e difundiu a prática esportiva que tem a Inglaterra como seu principal berço. “As regras são bem diferentes das que o público em geral costuma usar em seus momentos de lazer. Os atletas usam técnicas que garantem maior precisão e dão um verdadeiro show de habilidades com tacadas impressionantes. Sem dúvida, o II Aberto de Sinuca será uma oportunidade para todos conhecerem mais sobre o esporte e apreciarem belos espetáculos”, afirma o atleta Gabriel Santana, um dos organizadores da competição.

O II Aberto de Sinuca seguirá a regra six red, estabelecida pela World Professional Billiards and Snooker Association (WPBSA). “Cada partida contará com 13 bolas além da branca, sendo seis delas vermelhas. Para começar a pontuar, o atleta deve encaçapar uma bola vermelha primeiro. Cada bola tem um valor específico e, durante a partida, o competidor consegue somar, no máximo, 75 pontos”, explica resumidamente, Gabriel Santana.

Fonte e foto: Ascom/ Shopping Jardins

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *