TJ nega que desembargadores recebem quase R$ 1 milhão
9 de janeiro de 2020
Zona Norte de Aracaju é campeã de “puxadinhos”
9 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Polícia de Sergipe tira de circulação 9 mil armas de fogo

Apenas nos dois últimos anos, a Polícia tirou de circulação 2.455 “trabucos”

As Policiais Militar e Civil apreenderam em Sergipe quase 9 mil armas de fogo entre os anos de 2013 e 2019. Os dados fazem parte de levantamentos da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e também do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No período analisado foram apreendidos no estado 8.760 armamentos. Apenas nos dois últimos anos, a Polícia tirou de circulação 2.455 “trabucos”. A retirada dessas armas de circulação gera uma bonificação de R$ 400 para os policiais que as apreenderem.

Entre os armamentos mais apreendidos em Sergipe nos dois últimos anos estão os revólveres, com um total de 1.414. Em seguida, aparecem as espingardas com 531 unidades; as pistolas com 237; e as garrunchas, que somaram 108. Segundo o coronel Neto, comandante do Policiamento Militar da Capital, as abordagens e operações estão entre as principais estratégias para apreensão de armas e consequente queda nos índices de criminalidade.

De acordo com o delegado Dernival Eloi, do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), a foco é desbaratar quadrilhas especializadas em grandes roubos e consolidadas junto ao crime organizado. “Boa parte dos grupos que enfrentamos no dia a dia de combate à criminalidade está armada. São ladrões de carros, assaltantes de banco, grandes traficantes de drogas e homicidas contumazes. Então, nosso trabalho é planejado no sentido de desestruturar grupos criminosos fortes e que para sustentar essa força, usam armas de fogo”, afirmou.

Em maio de 2019, o Cope desestruturou uma quadrilha especializada em explosões de caixas eletrônicos. Com a organização criminosa, foi apreendido um arsenal composto de armas de guerra: fuzil AR 15; escopeta calibre 12; pistolas Glock calibre 9mm e .40; pistola Bersa calibre 9mm; kit’s Ronis, adaptador que transformam pistolas em armas de porte possibilitando maior precisão dos disparos por ocasião de rajadas, farta munição de diversos calibres e vários celulares.

Fonte e foto: SSP/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *