Confiança recontrata o atacante Léo Ceará
3 de janeiro de 2018
Leia o resumo dos jornais desta quinta
4 de janeiro de 2018
Exibir tudo

Polícia Civil desarticula quadrilha de traficantes

Parte da maconha apreendida estava enterrada em Nossa Senhora do Socorro

A Secretaria da Segurança Pública realizou uma coletiva de imprensa que revelar detalhes sobre a operação realizada com juntamente pelas 9ª Delegacia Metropolitana e Delegacia Especial de Proteção à Criança e Adolescente. Segundo os delegados Gilberto Guimarães e Marcelo Cardoso, como resultado da ação foram apreendidos 97 quilos de maconha prensada, além da prisão de seis integrantes de um grupo criminoso que vinha atuando no tráfico de drogas na área Santa Maria, zona sul de Aracaju.

O delegado Marcelo Cardoso deu detalhes sobre o início das investigações e a desarticulação do grupo criminoso. “Há cerca de seis meses começamos a apreender alguns menores no bairro Santa Maria e eles começaram a passar informações sobre o funcionamento do tráfico ali naquela região. Essas informações acabaram convergindo com as informações obtidas sobre um grupo criminoso. Então procuramos o apoio do delegado Gilberto Guimarães, da 9ª DM,  e fizemos esse trabalho investigativo, que culminou na prisão de sete integrantes do grupo”, afirmou.

Ainda segundo o delegado, as investigações iniciaram no final de julho do ano passado, sendo realizados interrogatórios e coleta de informações como se trata de adolescentes, foram realizados a emissão de boletins de ocorrência circunstanciados sendo posteriormente entregues aos seus responsáveis legais sofrendo também medidas socioeducativa.

O esquema era liderado de dentro do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), pelo homem identificado como Jefferson dos Anjos Alkamin, o “Jefinho”, 32 anos. Foram presos também José Gladston Maciel Santos, o “Chalalau”, 42; Eron Mário Santos Cardoso, 26; João Felipe de Almeida Carvalho, o “Bololô”, 20; Dawid Wanderson Santos de Santana. O delegado Gilberto Guimarães explicou como foi desenvolvida a operação, que resultou na apreensão das drogas encontradas enterradas em uma área do conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro, vizinho a residência de Dawid.

“Nós tínhamos verificado que alguns crimes que estavam acontecendo no bairro Santa Maria, principalmente aqueles contra o patrimônio praticado por menores para sustentar o vício. Ao chegar na delegacia de menores esses jovens foram interrogados, deixando claro de que existia um grupo criminoso no bairro que estava vendendo drogas e com isso estimulando a prática desse crime contra o patrimônio. Em cima desse trabalho realizado pelo delegado Marcelo, passamos a fazer esse trabalho conjunto. Iniciamos essa investigação no final de julho. Passamos a trabalhar conjuntamente com as equipes, usando nossa divisão de inteligência como apoio investigativo e conseguimos identificar sete pessoas envolvidas no crime e lideradas pelo presidiário Jefferson dos Anjos Alkamin, popularmente conhecido como “Jefinho”. De dentro do sistema prisional ele articulava toda a organização, já que ele tinha contato com traficantes de outros estados”.

As investigações apontaram que no esquema criminoso cada integrante já tinha uma função definida. Jefinho, por exemplo, era o líder. Dawid atuava como “gerente” do tráfico, enquanto João Felipe, Eron e Gladston eram os distribuidores da droga.

Texto e foto: Ascom/SSP-SE

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *