Projeto disciplina alimentos das cantinas escolares
10 de agosto de 2015
Mais da metade das pessoas faz escala para economizar
10 de agosto de 2015
Exibir tudo

Polícia apresenta livro que sugere combate às drogas

A Polícia Militar apresentou o livro didático do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) ‘Caindo na Real’, que será aplicado em salas de aula para alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares dos 75 municípios sergipanos.

De acordo com a coordenadora do Proerd, capitã Adriana Littig, o currículo do programa passa sempre por atualizações e o conteúdo deste ano foi reformulado, onde se utiliza a teoria pedagógica sócio-educacional. “Nessa nova reformulação trabalhamos muito mais com a criatividade, com o emocional e com o sinestésico, de forma que o conteúdo seja apresentado de forma mais atrativa para os alunos”, destacou.

As escolas que tiverem interesse entram em contato com o Proerd e marcam o dia para começar as aulas. Conforme a disponibilidade, os instrutores utilizam o livro e aplicam as dez lições, uma vez por semana. “As 10 lições não falam diretamente de drogas. Duas falam de drogas lícitas que são o álcool e cigarro. Trabalhamos em todas as atividades objetivando que o jovem faça a melhor escolha”, relatou a capitã. Ela explica, ainda, que a palavra ‘Real’ no título do livro significa recusar, explicar, abster-se e livrar-se.

O sargento Alexandre Prado, que está no projeto desde 2014, relatou que o Programa é importante para prevenir as crianças de se envolverem com drogas e violência. “Iniciei pela coordenação e me encantei pelo programa. Acabei fazendo o curso de capacitação de instrutor e acredito que hoje é um dos projetos mais importantes aplicados nas escolas, pois hoje encontramos adultos que foram alunos do Proerd e nos agradecem. Isso é muito gratificante”, pontuou.

O Proerd está em Sergipe desde 2001 e até o momento atendeu mais de 65 mil alunos crianças e adolescentes. Para o sargento Prado é importante essa relação entre a Polícia e a comunidade escolar. “A alegria que a gente recebe quando as crianças nos recepcionam na escola ajuda a mudar um pouco a imagem que elas tem da Polícia Militar. Quando o Proerd aplica o currículo, a imagem muda completamente”, concluiu.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *