Piloto esquece passageiros na pista do aeroporto
4 de fevereiro de 2016
Empresária busca apoio do governo para abrir indústria
4 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

PM emprega 2,2 mil policiais na segurança do Carnaval

Pelotão de Choque também estará nas ruas durante o Carnaval

A Polícia Militar divulgou o plano de operações elaborado pelos Comandos Militares da Capital e do Interior para garantir a segurança dos sergipanos e turistas que aproveitarão o Carnaval em Sergipe. Ao todo, serão cerca de 2,2 mil militares empregados nos festejos.

Em Aracaju, a PM incrementa o policiamento do centro da cidade e bairros adjacentes, em virtude do Rasgadinho, carnaval de rua mais popular de cidade e que atrai milhares de pessoas todos os anos com desfile de trios e apresentações artísticas diversas. Este ano, a festa acontece no período de amanhã (4) até terça-feira (9). Um efetivo entre 250 e 300 policiais militares por dia, distribuído em dois turnos, fará a segurança dos brincantes na área da 1ª Companhia do 8º Batalhão da PM.

Já no carnaval da Praia da Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda, os festejos acontecem de sábado (6) a terça-feira (9), e contam a presença de 60 policiais militares, sendo 30 por turno, na área da 1ª Companhia do 1º Batalhão. Na Barra dos Coqueiros, que também tem tradição de trios elétricos, serão 45 policiais militares distribuídos entre as modalidades de policiamento a pé e motorizado, na área da 4ª Companhia do 8º Batalhão da PM.

Além dos Batalhões responsáveis pelo policiamento preventivo ordinário das áreas que sediarão as festas, o plano de operações para o Carnaval 2016 conta com o emprego de unidades especializadas da PM, com vistas a organizar o trânsito e reforçar a segurança dos foliões no entorno dos eventos.

Participam da operação policiais do Esquadrão de Polícia Montada, Batalhão de Radiopatrulha, Companhia de Policiamento de Trânsito, Grupamento Especial Tático de Motos, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Batalhão de Choque e Pelotão de Polícia Ambiental. O contingente reserva do 1º, 5º e 8º Batalhões de Polícia Comunitária ficará de prontidão no intuito de cobrir possíveis bloquinhos e gritos de Carnaval que eventualmente ocorrerão durante os festejos.

Interior

Nos municípios do interior sergipano, a Polícia Militar reforça os carnavais de dez cidades. São elas: Santa Rosa de Lima, com efetivo de 150 policiais militares; Simão Dias, com 90; Pirambu, com 76; Neópolis, com 304; Itabaianinha, com 100; Carmópolis, com 32; Poço Verde, com 10; Cumbe, com 37; Nossa Senhora da Glória, com 36; Estância, com 10; e Poço Redondo, com 20.

Na região litorânea, destino preferido de grande parte dos foliões, a Polícia Militar desencadeará a operação Litoral Mais Seguro, com a presença de 33 policiais militares. A ação visa prevenir a prática de crimes, inclusive os de trânsito, na área do litoral sul, que abrange as praias do Abaís, Saco e Dunas.

Dicas de Segurança

A Polícia Militar de Sergipe repassa algumas recomendações para quem vai passar o carnaval em Aracaju ou se deslocar pelas rodovias estaduais no período festivo:

– Revise seu automóvel antes de pegar a estrada. Faça revisão mecânica e elétrica no veículo, como freios, pneus, piscas, para-brisa, a fim de garantir uma viagem segura;

– Leve apenas o essencial para a festa, evitando excesso de documentos, joias, celulares e grande volume de dinheiro;

– Crianças de até dez anos devem ser transportadas apenas no banco traseiro e em uma cadeirinha adequada para cada idade;– Use o cinto de segurança;

– No caso de motociclistas, o uso do capacete é obrigatório;

– Mantenha sempre uma distância segurança em relação ao veículo que vai à frente;

– Use o acostamento apenas em casos de emergência e use a sinalização correta para evitar acidentes;

– Se beber, não dirija.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *