Mesmo após o fim das férias, Confiança mantém quarentena
5 de maio de 2020
Ferramenta permite integrar testes da covid-19 no Brasil
5 de maio de 2020
Exibir tudo

PF faz busca e apreensão para apurar fake news

Alessandro Vieira se autodeclara pardo e é criticado por adversário

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (5), mandado de busca e apreensão expedido pelo juízo da 1ª Vara Federal de Sergipe. O objetivo da operação é reunir provas em inquérito policial que investiga a divulgação de notícia falsa na internet e em redes sociais, com imputações ofensivas ao senador Alessandro Vieira (Cidadania), relacionadas à sua atuação no Congresso Nacional.

Em junho de 2019, foi publicada uma suposta entrevista do parlamentar no site fraudulento “www.portal79.news”, produzido com o uso da logomarca e conteúdo de um outro portal jornalístico de Sergipe, esse verdadeiro, com o objetivo de dar veracidade à matéria que, em seguida, passou a circular em grupos de aplicativo de mensagens.

Notebook apreendido na casa onde aconteceu a busca e apreensão

Deputado suspeito

As investigações tiveram início após queixa prestada à Polícia Federal pelo senador, que informou nunca ter concedido a tal entrevista e que, portanto, o seu conteúdo era falso. O aprofundamento das investigações revelou indícios de que a notícia falsa fora divulgada por um deputado estadual de Sergipe, que não teve o nome revelado pela PF por não ter sido ainda intimado para depor no inquérito, que corre sob sigilo.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do investigado, em Aracaju, tendo sido apreendidos um notebook, dois celulares e um HD externo. Segundo a Polícia federal, ele pode responder pela prática do crime de difamação, previsto no art. 139 c/c art. 141, incisos II e III, do Código Penal.

Fonte e foto: Polícia Federal

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *