PF faz busca e apreensão para apurar fake news
5 de maio de 2020
Polícia investiga festinha privê
5 de maio de 2020
Exibir tudo

Ferramenta permite integrar testes da covid-19 no Brasil

Plataforma que monitora exames virais foi desenvolvida pela Fábrica de Software

Com o objetivo de solucionar a falta de integração de dados sobre a aplicação de testes para a covid-19 na população brasileira, a Fábrica de Software da Universidade Federal de Sergipe (KNUTH) desenvolveu um sistema que permite integrar os resultados de exames virais nos 5.570 municípios do país. A ferramenta Monitora SUS foi lançada pela UFS nesta terça-feira, 5, através do endereço: www.monitorasus.ufs.br

A proposta é reunir informações e gerar estatísticas, a partir do monitoramento de doenças infectocontagiosas, para auxiliar a gestão de saúde pública e economia de recursos públicos. Isso porque a plataforma possibilita que gestores dos estados e municípios brasileiros possam unificar os diagnósticos de testes rápidos e laboratoriais através de mecanismos de geolocalização para a realização de diversas análises.

“Por exemplo, o resultado do teste realizado em São Paulo por um morador de Aracaju, sendo notificado pelo Monitora SUS, ficará imediatamente disponível para os gestores do estado e do município de origem. O software gera estatísticas para os gestores estaduais e municipais sobre o número de testes realizados pelo própria gestão, mas também disponibiliza resultados da sua população testada, mesmo que esse teste tenha sido realizado em outro estado ou laboratório particular,” explica o professor do curso de Sistemas de Informação da UFS e cooordenador da KNUTH, Marcos Dósea.

A ferramenta disponibiliza painéis com mapas georreferenciados da população testada por estados, municípios e bairros. Os mapas e gráficos são atualizados diariamente, após a integração dos dados usando um sistema de BI (Business Intelligence), que permite, inclusive, realizar previsões do número de pessoas curadas por localidade.

+ Monitorar SUS: veja aqui como se cadastrar

O professor pontua ainda o esforço para o desenvolvimento do sistema em apenas três semanas. “Deslocamos os bolsistas da KNUTH que estavam trabalhando em um projeto de automação da universidade para tentarmos desenvolver juntos essa solução. O professor Andrés Menéndez, superintendente de Tecnologia da Informação da UFS, atuou em conjunto para o desenvolvimento dos painéis, além de viabilizar toda infraestrutura do datacenter da univerisdade para hospedar a aplicação. Tínhamos consciência do tempo e riscos de um projeto dessa magnitude. Tentaríamos fazer um projeto de três a quatro meses em pouco mais de três semanas”, conta o coordenador.

Com orientação técnica e científica dos professores Marcos Dósea (DSI), Andrés Menendez (STI), Lysandro Borges (DFA) e da enfermeira Elielma Sá (HU-Prefeitura de Aracaju), o projeto foi desenvolvido por quatro alunos de Sistemas de Informação da UFS e bolsistas da KNUTH. Abrãao Pereira, Gabriel Santana, Igor Bruno e Paulo David passaram madrugadas acordados para colocar a ideia em prática. “Foi uma rotina bem intensa, porque assim que o professor falou sobre o projeto e levantou requisitos, e visto a importância que teria, o trabalho começou imediatamente, programando todo dia. E continuamos vendo como melhorá-lo com novas funcionalidades,” conta Abrãao.

O vice-reitor da UFS, professor Valter Santana, valoriza a entrega de mais uma contribuição à sociedade. “Essa foi mais uma ação pensada e desenvolvida em conjunto a fim de solucionar problemas e auxiliar o combate à pandemia,” ressalta.

+ Confira aqui o manual do sistema

Gerenciamento do Monitora SUS

Após o gestor estadual ou municipal fazer o cadastro no Monitora SUS, ele deverá enviar a documentação comprobatória para o email fabricadesoftware@ufs.br, para que a KNUTH possa realizar a primeira autorização de um gestor no estado ou município. O gestor autorizado terá permissão para autorizar novos notificadores, como universidade, hospitais, laboratórios, além de novos gestores no seu estado ou município. A ferramenta também pode ser utilizada através de dispositivos móveis, possibilitando a notificação de testes realizados em tempo real no sistema de drive-thru.

Inquérito epidemiológico da covid-19

Monitora SUS já está sendo utilizado para gerenciar os resultados do projeto de testagem da UFS, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF-SE), Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Estadual (MPE-SE), além das secretarias de saúde de estado e municípios. Ao todo, a universidade aplicará 7.500 testes da covid-19, a fim de construir o inquérito epidemiológico da doença no estado.

(Por Josafá Neto, Rádio UFS. Foto: Reprodução/Monitora SUS)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *