Inflação afetou mais as famílias de baixa renda
6 de janeiro de 2016
Eduardo Amorim prevê mais dificuldades para este ano
6 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Petrobras acusada de agravar crise

Sindipetro revela que desemprego contribui para aumentar a violência na região do Cotinguiba

Sergipe sofre os efeitos do desinvestimento e da política de privatização da Petrobrás arquitetadas pela presidente Dilma Rousseff (PT) e por Ademir Bendine, presidente da estatal. Impactos sociais como desemprego e, consequentemente, o aumento da violência, já afetam a vida dos sergipanos, principalmente os residente no Vale do Cotinguiba, onde está o campo petrolífero de Carmópolis. A denúncia é do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas (Sindipetro).

A entidade denuncia que no campo terrestre de Carmópolis todos os setores operacionais têm sido ocupados por empresas privadas, em atividades fins. “Desde os laboratórios para análise de amostras de óleo e fluídos de água produzida, a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), as operações de sondas e manutenção do campo, estão nas mãos de empresas terceirizadas. Operações dos poços TB também estão sendo privatizadas, a exemplo das atividades de passagem de pig e coleta de Óleo”, informa o Sindicato.

De acordo com o Sindipetro, depois de terceirizar, começaram as demissões em massa. Em 2012 tinha em média 9 mil trabalhadores terceirizados. Agora têm apenas 4 mil. “As demissões são resultado de dois fatores. Um é a redução do efetivo mínimo. Ou seja, menos trabalhadores, mais sobrecarga de trabalho, mais lucro para as empresas. Outro motivo é os postos de trabalho que foram fechados sob o argumento de que não têm recursos para investir. Na verdade fecham os poços para empresas privadas abocanharem e reativarem quando bem quiserem”.

Desemprego e violência

O Sindicato alerta que desemprego, pobreza e fome são as piores formas de violência: “Junto delas se desenvolvem outros tipos de violência. Na região do Vale do Cotinguiba, onde está localizado o campo terrestre, populares relatam que o número de roubos e assaltos cresceram muito nesses últimos dois anos. Dentro da própria Petrobrás essa realidade se reflete em assaltos frequentes aos trabalhadores no campo e a um festival de roubos de equipamentos da empresa nas área”.

Por fim, o Sindipetro relata que o desinvestimento e a privatização do campo terrestre atingem outros setores, como comércios e restaurantes. “É uma bola de neve, que tem causado terríveis impactos para a população. Mesmo assim, prefeitos, vereadores, deputados, senadores e o governador de Sergipe se omitem e, portanto, comungam com toda a política de miséria e devastação que está colocada para Sergipe e para todo o Brasil”.

(Crédito/expressocatuense.com)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *