Petrobras para sondas terrestres em Sergipe e 5 outros estados
24 de fevereiro de 2016
Jackson depõe na Comissão da Verdade
24 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Pesquisadoras estão estudando pescadoras de aratu em Sergipe

Objetivo do projeto é discutir o ordenamento das pescarias

Um projeto que une pesquisa e extensão está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com as pescadoras de aratu no município de Santa Luzia do Itanhy. A pesquisa vem sendo desenvolvida há dois anos e tem por objetivo diagnosticar a atual situação das pescadoras no município.

A atividade da pesca é uma das principais atividades econômicas do município de Santa Luzia do Itanhy. Segundo a doutora em Engenharia Pesqueira, Ana Rosa da Rocha Araújo, Sergipe possui aproximadamente 25 mil pescadores artesanais, sendo que 50% são mulheres que capturam ostras, aratu e sururu.

O projeto vem sendo realizado no município pelas pesquisadoras Ana Rosa e pela doutora em Rede Nordestina de Biotecnologia, Suzan Diniz Santos. O objetivo do projeto é diagnosticar a situação das pescadoras e adaptar técnicas de boas práticas de processamento e controle que garantam a segurança no processamento dos alimentos.

Melhora a venda

A pesquisadora Ana Rosa explica que essas técnicas que são levadas para a comunidade são importantes, pois vai garantir um maior sucesso na venda dos pescados. “A principal proposta do projeto é trabalhar a conscientização da higiene no preparo do produto e discutir sobre o lucro tirado da captura e comercialização. Estamos finalizando a questão da higiene e devemos entrar na parte orçamentária, mostrando a elas o quanto elas lucram com um dia de trabalho. Observando também os custos gastos com a roupa especial para o trabalho de campo, o uso de repelente, embarcação, energia entre outras coisas. Ou seja, são custos que elas aprendem a dimensionar e saber o quanto o produto vai valer no final do trabalho”.

Além do trabalho de extensão desenvolvido na comunidade, a pesquisadora Ana Rosa acrescenta que um projeto paralelo está sendo desenvolvido com objetivo de entender mais sobre a biologia do aratu. Para a análise, alguns aratus são levados para o laboratório do Departamento de Engenharia de Pesca para, e logo após os dados são discutidos com a comunidade.

“A importância deste projeto para as pescadoras é discutir o ordenamento das pescarias, ou seja, se houver a proibição de alguém, elas podem alegar que estão fazendo parte de um trabalho e estão efetuando um projeto. Elas passam a entender sobre o assunto, e começam a pensar sobre a defesa da espécie. Por isso, a importância de entender biologia com as pescadoras”, explica a pesquisadora.

Sobre o Aratu

O aratu é um crustáceo e se reproduz o ano inteiro, o único período que ele some é nos meses de abril e maio, um período onde ele está fazendo a troca de carapaça. Ele deve se enterrar para se proteger dos predadores. Segundo a pesquisadora Ana Rosa, Quase 99% da pesca de Aratu é realizada por mulheres, somente quando houve um problema com a mortandade do caranguejo, os homens passaram a pescar aratu, mas esta pescaria é típica de mulheres.

Foto e texto: Ascom/Fapitec

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *