Hoje tem leilão de veículos
28 de março de 2016
Caixa eleva taxas de juros do crédito imobiliário
28 de março de 2016
Exibir tudo

Pesquisa avalia efeito da meditação entre estudantes

Cerca de 11,6% dos estudantes universitários brasileiros apresentam  ansiedade social prejudicando o desempenho acadêmico. Uma pesquisa realizada pelo doutor em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Murilo Marchioro, pretende avaliar o efeito da meditação Natural Stress Relief (NSR) nos níveis de ansiedade de estudantes universitários.

Tratamentos alternativos considerados eficazes, como a meditação, são muitas vezes de difícil acesso e de alto custo para a população geral e, em especial, para os estudantes. Como alternativa surgiu a prática da “Natural Stress Relief” (NSR). A pesquisa está sendo realizada pelo Grupo de Pesquisa Mente Consciência, liderado pelo professor Dr. Murilo Marchioro, do Departamento de Fisiologia da UFS e desenvolvido pelo aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS, Farmacêutico, Thiago Henrique Almeida Souza, com co-orientação da Professora Dra. Flavia Teixeira Silva e do Dr. Tiago Costa.

A NSR, a técnica de meditação usada na pesquisa, concedida pelo italiano Fabrizio Coppola, Diretor do Istituto Scientia na Itália para fins de pesquisa, é um tipo de meditação derivada da Meditação Transcendental®, que pode ser aprendida por um método simples, autoexplicativo, de baixo custo e sem efeitos colaterais.

Segundo o bolsista do mestrado, Thiago Henrique, a meditação NSR traz melhorias nos aspectos físicos e emocionais. Ainda de acordo com o bolsista, a meditação além apresentar efeitos benéficos, estes ainda podem ser prolongados. “Efeitos nos mecanismos de atenção, alívio de sintomas ansiosos, diminuição do estresse, consequentemente, deixando a pessoa mais calma e concentrada, e assim podendo fazer as atividades normais com uma maior eficiência”, esclarece.

O Grupo de Pesquisa Mente Consciência tem por meta que esta técnica meditativa seja disponibilizada à população acadêmica e, futuramente, para população em geral. “Objetivamos difundir isso para toda população. Só que para alcançarmos isso é necessário fazermos estudos científicos adicionais”, pontua.

Pesquisa

O estudo, que vem sendo desenvolvido com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), fruto do Programa de Pesquisa para o SUS, pretende analisar o resultado da prática diária da meditação NSR nas emoções de estudantes universitários.

O experimento está sendo feito com três grupos experimentais: 1) Meditação NSR; 2) Relaxamento não-meditativo; 3) Espera. Os indivíduos dos grupos 1 e 2 irão praticar as suas respectivas técnicas diariamente durante quatro semanas e parâmetros psicológicos e fisiológicos serão avaliados antes e após a intervenção. Já os indivíduos do grupo 3 serão submetidos às avaliações psicológicas e fisiológicas semelhante aos grupos 1 e 2, no entanto, as técnicas serão disponibilizadas ao final do experimento. E no dia seguinte após a última sessão, 28 dias depois, é feito um teste neuropsicológico.

Ainda segundo Thiago Henrique, já vem sendo relatado na literatura que a prática das diferentes técnicas meditativas é capaz de melhorar a saúde, aumentar a felicidade, a sociabilidade, o auto-controle, a produtividade, além de estar relacionada com a capacidade do sistema nervoso em modificar sua estrutura e função. O projeto está previsto para ser concluído em 2017.

Fonte: Ascom/Fapitec

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *