Deputado pede ar condicionado para Samu de Lagarto
15 de abril de 2016
Amanhã tem Aulão do Enem
15 de abril de 2016
Exibir tudo

Pesquisa analisa associação do Zika com a Microcefalia

O Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já deu início ao mutirão que vai pesquisar a associação do ZiKa Vírus aos casos de Microcefalia registrados em Aracaju. Mães e bebês assistidos pela Prefeitura de Aracaju (PMA) estão sendo convocados para realizar os exames feitos através de uma parceria com o Laboratório Central do Estado de Sergipe (Lacen) e Universidade de São Paulo (USP).

Moradora do bairro São Conrado, Patrícia Cardoso Souza atendeu ao chamado da SMS e, nesta quinta-feira, 14, levou o pequeno João Alan, de 9 meses, para realizar os exames. “Eu tive os sintomas do Zika Vírus no início da gravidez e meu bebê nasceu com Microcefalia. Até hoje eu não sei o que realmente aconteceu e estou aqui em busca de respostas. Os exames são rápidos e eu recomendo que todas mães de bebês com Microcefalia procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar os procedimentos”.

Depois da coleta do sangue e da saliva, realizada no Lacen, Patrícia também conversou com a apoiadora Ruth Costa e com a assistente social do PSCAJ , Susana Sá. “Nós estamos aqui para orientar todas as mães sobre os benefícios que elas têm direito, a exemplo do passe livre e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também estamos verificando como está o acompanhamento desses bebês e se todos os exames e vacinas estão em dia”, explicou a assistente social.

Os dias de coleta do material foram divididos por região e o cronograma segue até o próximo dia 26. Para o atendimento, as mães devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de seu bairro e apresentar RG, Cartão do SUS e Caderneta de Saúde da Criança. A SMS é responsável pelo transporte da mãe e do bebê da USF até o Lacen, assim como do retorno.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *