Imposto sobre o óleo diesel será zerado
5 de outubro de 2023
Imóveis novos encalham em Socorro por falta de infraestrutura
5 de outubro de 2023
Exibir tudo

Pés de tamarino já começaram a frutificar em Aracaju

A polpa de sabor agridoce é rica em açúcar, ácidos, vitaminas e sais minerais

Os tamarindeiros de Aracaju já começaram a fornecer os primeiros frutos. Comum na capital sergipana, está árvore é originária das savanas africanas. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Nordeste. Ela é da subfamília das cesalfinoídeas, da família das leguminosas, de até 24 metros de altura, capaz de frutificar por quase 200 anos. Suas folhas são compostas por vários pares de folíolos de dois centímetros de comprimento.

As sementes coletadas em Aracaju vão virar mudas de tamarindo (Foto:Secom/PMA)

Agora na Primavera, quando as árvores florescem e produzem sementes, a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju deu início ao período de coleta de sementes. Os tamarindeiros estão sendo os primeiros visitados pelos coletadores. O objetivo é produzir novas mudas para arborização da capital sergipanas. Quando prontas, elas são plantadas em locais estratégicos, a exemplo de praças, parques e áreas identificadas pela equipe técnica da Secretaria. Além disso, algumas mudas são distribuídas ao público em geral

As flores amarelas, com 2,5cm de diâmetro, nascem em pequenos cachos. A copa, ampla e frondosa, assume na brotação um matiz verde-claro de belo efeito paisagístico. Os frutos são vagens de 7,5 a 24cm de comprimento que contêm até 12 sementes acamadas em polpa de sabor agridoce, é laxativa, rica em açúcar, ácidos, vitaminas e sais minerais, é usada sobretudo em sorvetes, refrescos, doces, bolos, xaropes, bebidas, licores e sucos concentrados. As sementes servem de forragem e, depois de processadas, como estabilizantes de sucos e alimentos industrializados.

O tamarindo se propaga por sementes. É encontrado com freqüência em solos arenosos, à beira-rio ou próximo de praias. Começa a frutificar entre o quarto e o sexto ano. Cada pé adulto pode dar de 150 a 200 quilos de vagens por ano. O tronco divide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *