Mais da metade das pessoas faz escala para economizar
10 de agosto de 2015
Litoral de Sergipe tem ondas de até 3,5 metros
10 de agosto de 2015
Exibir tudo

Pelotão da Caatinga troca Porto da Folha por Glória

O Pelotão da Polícia Militar especializado em patrulhamento em áreas de caatinga já está sediado em Nossa Senhora da Glória. Até a semana passada,ma base operacional do pelotão era o povoado Vaca Serrada, município de Porto da Folha. Segundo o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Paulo César Paiva, o imóvel que abrigava os militares estava em petição de miséria: “A Prefeitura de Porto da Folha prometeu recuperá-lo, mas a promessa não foi efetivada”, explica. Pelotão está instalado no antigo prédio da Secretária Municipal de Educação de Glória

Lideranças políticas do sertão sergipano discordaram da transferência. O prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, chegou a fazer pelo WhatsApp um apelo ao governador Jackson Barreto para não retirar o Pelotão da Caatinga do povoado Vaca Atolada: “Sou aliado do governo e espero ser ouvido. Governador, em nome da população do sertão, imploro para que o Pelotão não seja transferido para Glória”, solicitou. Ele e outros políticos alegam que a retirada dos policiais vai facilitar a vida dos traficantes, ladrões de gado e outros marginais que atuam no semiárido.

O Pelotão da Caatinga surgiu da necessidade de combater o roubo de gado, tráfico de entorpecentes, roubos a bancos, bem como ocorrências de alta complexidade em áreas rurais. Sua área de atuação compreende o alto e médio sertão sergipano, composto pelos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Carira, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Graccho Cardoso, Cumbe, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã.

O grupamento especializado realiza suas ações contando com sete viaturas. Além disso, é a tropa do interior sergipano melhor equipada no quesito armamentos e munições. Para fazer parte do efetivo do Pelotão da Caatinga não basta ser policial militar. É necessário que o policial tenha o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga e tenha sempre em mente as virtudes do guerreiro de caatinga: honra, lealdade, disciplina e respeito.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *